InícioNutriçãoNutrição: o cacau além do chocolate, por Jaine da Silva

Nutrição: o cacau além do chocolate, por Jaine da Silva

O cacau é um fruto de origem amazônica muito popular, principalmente por ser base para a produção do chocolate, mas muito além do chocolate também é um ingrediente que fornece diversos benefícios para o organismo.

É um fruto rico em elementos fenólicos e um deles são os compostos flavonóides, que possuem compostos antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce das células e previne doenças como o câncer.

Além disso, muitos estudos já mostraram a relação do consumo do chocolate com a prevenção doenças do cardiovasculares, se tornando um ótimo aliado do coração. Também possui ação antiflamatória, diminuindo a inflamação crônica do organismo principalmente do trato gastrointestinal. Em muitos países o cacau é usado de forma medicinal auxiliando em dores de cabeça, inflamações na pele e problemas digestivos.

O cacau pode ser consumido de diversas formas mais saudáveis além do chocolate. Uma boa opção é o cacau em pó 100% que é puro, esse ingrediente pode ser usado em panquecas, bolos, shakes e vitaminas. Existe a opção dos nibs de cacau, que são as sementinhas do cacau. Esse fruto tem um sabor bem marcante até por isso é mais fácil consumir o chocolate, mas é importante sempre escolher os que possuem maior porcentagem de cacau.

Jaine da Silva (CRN 10 9016) é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com