InícioNutriçãoNutrição: conheça os inúmeros benefícios do gengibre, por Jaine da Silva

Nutrição: conheça os inúmeros benefícios do gengibre, por Jaine da Silva

O gengibre é muito conhecido em todo país por oferecer diversos benefícios, é uma raiz que vem de uma planta de origem asiática, porem produzida no mundo inteiro. Um dos principais benefícios que o gengibre é conhecido é por ajudar a manter o sistema imunológico do organismo com um bom funcionamento.

Além disso, também é muito lembrado por supostamente ajudar no emagrecimento. O gengibre possui propriedades antioxidantes, prevenindo o dano oxidativo que é o envelhecimento das células; possui ação antimicrobiana, o que fez com que fosse um produto muito lembrado durante a pandemia, assim protegendo contra doenças infecciosas como vírus e bactérias; possui efeito anti-inflamatório e diurético.

No metabolismo também é um grande aliado ajudando na digestão, em problemas de náuseas e vômitos; no fígado também desempenha um papel hepatoprotetor, ou seja seus compostos bioativos atuam de forma que protegem o órgão; e ajuda a controlar a glicemia e o índice de colesterol e triglicerídeos. Além de todos esses benefícios também possuí as propriedades nutritivas como vitaminas minerais, que são cálcio, ferro; vitaminas do complexo B e vitaminas do complexo C.

Existem diversas formas de consumir esse alimento, é muito usado em chás e xarope. No chá a melhor forma de aproveitar todas as propriedades do gengibre é fervendo a raiz em um recipiente fechado com água. Pode ser comprado em casas de produtos naturais em pó ou óleo essencial, no mercado é encontrado o gengibre in natura em forma de raiz.

Apesar de oferecer todos esses benefícios, ainda é importante ter cuidados na hora do consumo. Se usado em excesso pode fazer mal e se tornar tóxico para o corpo. Não deve ser muito consumido por pessoas hipertensas. Sempre é bom procurar um profissional que indique a quantidade correta.

Jaine da Silva (CRN 10 9016) é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Detonação de rochas em obra de terminal de Blumenau irá interditar ruas nesta sexta-feira

Crise na saúde: Estado vai informar em tempo real fila de espera por leitos de UTI

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com