InícioNutriçãoNutrição: os benefícios dos temperos naturais, por Jaine da Silva

Nutrição: os benefícios dos temperos naturais, por Jaine da Silva

Os temperos naturais, além de saborosos, oferecem uma série de benefícios para a saúde. Se enquadram como temperos naturais todos aqueles cultivados naturalmente na horta em casa, como salsinha, cebolinha, manjericão, coentro, alho poro, alecrim, salsa e diversos outros e também os encontrados nas casas de produtos naturais como páprica, chimichurri, curry, açafrão em pó, alho, cebola, além de outros.

Uma dica muito importante de nutrição é investir nesses temperos por serem naturais e livres de ingredientes industrializados. Os temperos industrializados trazem muitos malefícios para nosso organismo, como os caldos e os temperos em pó, que são encontrados em vários sabores como de carne, legumes, frango. Esses produtos são ultraprocessados, cheios de conservantes, substâncias para aromatizar e dar cor. O problema é que todos esses adicionais acabam se tornando tóxicos e inflamatórios para o nosso corpo, desencadeando um série de reações metabólicas.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Parece algo insignificante, mas – a longo prazo – usando esses temperos no almoço e jantar o organismo vai ser prejudicado. Não existe dose segura recomendada para consumir esses produtos. Inclusive, na maior parte desses compostos existe um elemento chamado glutamato monossódico que é extremamente prejudicial para a saúde. Além de ser tóxico, é oxidante, o que provocada danos nas células.

Os temperos naturais, além de serem deliciosos, fornecem vitaminas e nutrientes. Por exemplo, o alecrim e a salsa são considerados medicinais por serem considerados antinflamatórios, ou seja, ao consumir esses alimentos não será apenas acrescentado sabor mais também saúde.

Jaine da Silva (CRN 10 9016) é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading