InícioSaúdeHemosc adota novos critérios de doação de sangue para quem teve Covid-19

Hemosc adota novos critérios de doação de sangue para quem teve Covid-19

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) passou a adotar novos critérios para os doadores de sangue voluntários que tiveram Covid-19. A partir de agora, as pessoas que testaram positivo para a doença podem doar após 10 dias da completa recuperação. Antes, os doadores precisavam aguardar 30 dias. A mudança foi estabelecida pelo Ministério da Saúde em nota técnica para todos os hemocentros do país.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

O coordenador de Captação de Doadores do Hemosc, Silvio Antônio Battistella, explicou que com aumento exponencial do número de infectados no país, a revisão das orientações previstas na Nota Técnica e a redução deste tempo para 10 dias vão auxiliar os hemocentros, especialmente diante das dificuldades em se conseguir doadores saudáveis.

Battistella reforçou ainda que os candidatos à doação de sangue que tiveram contato a um caso confirmado deverão ser considerados inaptos pelo período de 7 dias após o último contato com essas pessoas. Não apresentando nenhum sintoma, pode ser doador.

Atendimento com hora marcada

– A doação de sangue está funcionando com agendamento prévio, que pode ser feito por telefone ou pelo site;
– Mais informações sobre a doação de sangue aqui;
– Onde doar e horários aqui;
– Agendamentos aqui

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com