InícioGeralIndaial confirma o primeiro caso do ano de morte de macaco por...

Indaial confirma o primeiro caso do ano de morte de macaco por febre amarela

A Vigilância Epidemiológica de Indaial confirmou o primeiro caso do ano de macaco morto na cidade por febre amarela. O animal foi encontrado em janeiro, no bairro Encano do Norte, com suspeita da doença. “Assim que o primata foi identificado, a equipe de Saúde do município confirmou que ele estava doente, com sintomas característicos. O material foi encaminhado para análise e o resultado saiu nesta semana. Neste período, o animal acabou morrendo.

Além do caso identificado no bairro Encano do Norte, a Vigilância tem contabilizado em 2020 outros cinco macacos com suspeita de febre amarela: um no bairro Warnow e um no bairro Polaquia – ambos sem possibilidade de análise por já estarem mortos e em certo estado de decomposição -; um no bairro Sol, –encontrado doente, sendo feita análise com resultado negativo para a doença; um no bairro Encano Central –ainda doente, o material irá para análise; e um no bairro Estrada das Areias, que encontrado morto, mas por ser recente o material foi encaminhado para análise ainda aguarda o resultado.

Ainda de acordo com a Vigilância, em 2019 também foi identificado um macaco morto por febre amarela, no bairro Sol. As informações são da enfermeira e coordenadora da Vigilância em Indaial, Sabrina de Vargas Souza.

Blumenau

Já em Blumenau, o primeiro caso de febre amarela em humano foi confirmado na semana passada. Um jovem de 26 anos, morador da Itoupava Central, contraiu a doença. Segundo a Vigilância Epidemiológica da cidade, o homem passa bem e recebe todo tratamento necessário. A cobertura vacinal na área foi feita com toda comunidade. Perto dali, mas no bairro Vila Itoupava, também foi reconhecida a primeira morte de macaco vítima da doença, em 7 de janeiro, após análises laboratoriais.

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos que vivem principalmente na mata pela presença de animais silvestres. A ocorrência de animais doentes ou mortos, especialmente macacos, indica que a doença pode estar presente e que há risco das pessoas também adquirirem a febre amarela. Vale esclarecer que os macacos não transmitem essa doença para o homem, na verdade eles são os primeiros a adoecer, por isso alertam os órgãos de saúde do perigo.

Em Indaial, a preservação e o monitoramento dos primatas é realizado de forma integrada pela Vigilância Epidemiológica e pelo Projeto Bugio. Caso um macaco morto ou doente seja encontrado, a recomendação é avisar a Vigilância Epidemiológica (3317-2100) ou entrar em contato com o Projeto Bugio (3333-3878).

Vacinação

A vacina é a forma mais eficaz para evitar a febre amarela. Ela é gratuita e está disponível nas unidades de saúde. É necessário ter cadastro no município e apresentar carteirinha de vacina, cartão SUS e documento oficial. Quem ainda não tem cadastro pode procurar a unidade de referência e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência.

Podem ser vacinados os moradores com idade entre nove meses a 59 anos. Usuários com mais de 60 anos e doenças autoimunes devem ter autorização médica. Para gestantes está contraindicada a imunização.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading