InícioBlumenauCentro de Blumenau ganha Trilha do Patrimônio Histórico

Centro de Blumenau ganha Trilha do Patrimônio Histórico

Os trabalhos duraram cerca de um ano, com pesquisas, mapeamentos e levantamento de dados para traduzir todo o significado da história, da cultura e os impactos da movimentação da principal região do comércio na economia local, no cotidiano do blumenauense e como atrativo turístico para a cidade. Foi assim que o projeto Trilhas do Patrimônio – Centro Histórico ganhou vida e foi apresentado nesta terça-feira (23), na Rua XV de Novembro, na praça Dr. Blumenau. A iniciativa é uma parceria do Sindilojas Blumenau, do Sebrae/SC e do Convention & Visitors Bureau Blumenau e Vale Europeu, com apoio da Prefeitura de Blumenau.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

A ideia do projeto é explorar o potencial da cultura e da história da cidade presente no centro comercial. O roteiro propõe uma caminhada pelo centro sinalizado com painéis, totens e placas especiais e explicativas, além de um guia digital e um site, para que a experiência seja complementada no ambiente virtual. “A cultura europeia, o legado e as tradições que os colonizadores – e também empreendedores – deixaram como herança está muito enraizada na região central de Blumenau. Então o projeto Trilhas do Patrimônio – Centro Histórico vem para deixar essas marcas mais visíveis tanto para moradores quanto para os turistas. É uma iniciativa de integração e colaboração entre negócios, cultura e turismo”, destaca Aloísio Salomon, analista técnico do Sebrae Vale, que foi o responsável pelo desenvolvimento técnico da iniciativa.

A valorização dos prédios e monumentos que compõem o patrimônio arquitetônico do centro é um dos grandes atrativos da Trilha, que também reforça as cadeias produtivas da região e fortalece os empreendedores do comércio local. “A Trilha do Patrimônio Histórico do Centro é um marco para os comerciantes e lojistas da rua XV de Novembro a adjacências. Oferecer esse tipo de informação ao consumidor e envolvê-lo na história é uma forma de incentivá-lo a contribuir com a movimentação econômica, com um roteiro que inclui compras, serviços e gastronomia em um rico contexto histórico”, afirma Emílio Schramm, presidente do Sindilojas.

Para Develon Rocha, presidente do Convention & Visitors Bureau Blumenau e Vale Europeu, “a marca desenvolvida para o projeto e o design gráfico que acompanha a Trilha mostra a união de esforços para que o projeto fosse concretizado. O conceito de oferecer ao visitante, seja local ou turista, uma experiência de conteúdo aliada a imagens, uso digital e sinalização interpretativa ainda é pouco explorada no Brasil. Então mais uma vez temos Blumenau inovando”.

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Ex-marido e filho de vítima estão entre os presos por assassinato de casal em Timbó

Polícia procura por suspeito de envolvimento no assassinato de casal em Timbó

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading