InícioPomerodeProfessora de Pomerode conquista premiação nacional na 2ª edição do Prêmio Educador...

Professora de Pomerode conquista premiação nacional na 2ª edição do Prêmio Educador Transformador

Representando Pomerode, no Vale do Itajaí, a Professora Luciana Lisboa, da EEBM Profª Noemi Vieira de Campos Schroeder, recebeu o segundo lugar na categoria Educação Infantil, da etapa nacional da 2ª edição do Prêmio Educador Transformador. A cerimônia de premiação aconteceu na tarde de quarta-feira (24), em São Paulo, durante a Bett Brasil 2024, maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina.

Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

“Ver uma professora de Pomerode ser reconhecida em nível nacional é motivo de muito orgulho para nossa cidade. A conquista é uma prova de que a dedicação e o compromisso com a educação fazem a diferença na vida dos alunos e na sociedade como um todo. Parabéns à Luciana e a toda a equipe da Escola Profª Noemi Schroeder por essa conquista que eleva o nome de Pomerode no cenário educacional brasileiro”, parabeniza o Prefeito Ércio Kriek.

Das Schmetterlinghaus: Ciência na Educação Infantil

A conquista do segundo lugar foi com o projeto “Das Schmetterlinghaus: Ciência na Educação Infantil”. Com alunos dos Prés 1 e 2, a Professora Luciana Lisboa desenvolveu um borboletário, que surgiu a partir da leitura do livro “Ler e Viajar”, da autora Andrea Gustmann Gomes. Neste livro, tinha a história de uma borboleta de uma asa só, alusão à letra ß.

“O objetivo do projeto foi trabalhar dentro dos campos de experiência. Utilizamos o método científico para fazer uma verdadeira pesquisa científica envolvendo uma questão norteadora, um problema identificado pelos alunos, ao qual eles criaram hipóteses e eles queriam uma resolução”, explica a professora Luciana Lisboa.

Além da disciplina de ciências, que explorou o ciclo biológico da borboleta, o projeto abrangeu todas as outras disciplinas da grade curricular do ensino bilíngue em Pomerode. “Com isso, a gente avançou especialmente uma característica fundamental da educação infantil que é a curiosidade, e é a curiosidade que é a grande característica de um cientista. Ao propiciar para eles momentos de experiências e de vivências, nos diversos campos de experiência, com diferentes objetos de conhecimento, falando de uma forma mais simples, nós transformamos os alunos do pré-escolar em cientistas, em mini-cientistas”, conclui.

Sobre o Prêmio Educador Transformador

Em sua segunda edição, o prêmio é uma iniciativa conjunta do Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae, com o objetivo de destacar projetos de Educação Transformadora criados por professores de todo o Brasil.

No total, quase 3.500 projetos foram inscritos. Após avaliação de um painel de jurados, composto por professores, mestres e doutores em Educação, além de especialistas da área, foram anunciados os resultados das etapas estaduais e regionais (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste). Dessas fases, apenas 35 finalistas avançaram para a etapa nacional da premiação.

“É um honra para a nossa Rede Municipal, uma professora ser destaque entre os três estados do Sul, por fazer uma educação transformadora e receber um prêmio nacional. É um ensino que vai além da sala de aula, para além do cotidiano, é uma forma de motivar os alunos a terem gosto pelos estudos. Sua experiência pedagógica, poder transformar a sociedade”, comemora o Secretário de Educação e Formação Empreendedora, Jorge Luiz Buerger.

“Eu me emociono muito, porque primeiramente pra mim é uma honra, porque a qualidade dos projetos inscritos é uma coisa absurda. E a gente não está falando só de Santa Catarina, a gente está falando do Brasil. Então, todos os projetos de educação infantil que concorreram ao prêmio, do Brasil todo, foram projetos maravilhosos. Foram projetos que me emocionaram durante todo o processo. E, então, estar em segundo lugar, ser a vice-campeã, é uma coisa que não passava pela minha cabeça de forma nenhuma”, revela a professora de Pomerode.

Leia mais notícias de Blumenau e da região

Cartórios eleitorais de 18 municípios catarinenses atendem neste sábado

Santa Catarina confirma três casos de Febre do Oropouche, doença transmitida pelo maruim

Associação Blumenau de Karatê disputa Regional do Vale do Itajaí neste sábado

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading