InícioGeralCorte de árvore centenária na Rua Itajaí gera polêmica em Blumenau

Corte de árvore centenária na Rua Itajaí gera polêmica em Blumenau

O corte de uma árvore virou motivo de discussão em Blumenau. Não era qualquer árvore. Era uma araucária centenária com cerca de 25 metros de altura, que ficava no pátio de um estacionamento na Rua Itajaí. Porém, embora estivesse dentro de uma propriedade privada, foi preciso autorização de um órgão ligado ao meio ambiente.

Atendendo ao pedido do responsável pelo terreno, a Defesa Civil de Blumenau, junto com a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), fez uma avaliação no local. O laudo constatou que havia um significativo apodrecimento da base da árvore, além de galhos projetados sobre imóvel ou rede elétrica.

“Por se tratar de um local de intensa circulação de pessoas e oferecer risco a edificações próximas (em caso de ventos com maior intensidade) foi decidido pela sua remoção”, informa a nota oficial emitida pela Prefeitura de Blumenau. A autorização de corte foi emitida no dia 15 de setembro de 2021.

Contraponto

A Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena) emitiu uma nota de desaprovação do corte da árvore, que ocorreu no último dia 24 de setembro. Segundo a entidade, a araucária estava saudável e não haveria necessidade do corte. Bastaria apenas uma pequena adequação no local.

“A Prefeitura de Blumenau, ao aprovar o projeto do empreendimento, deveria ter tido o cuidado com esta histórica árvore, já incorporada à  paisagem e à memória da cidade”, declara o documento, enviado à equipe do Portal Alexandre José nesta semana, com as fotos da araucária (abaixo).

“Alega-se falta de segurança, que poderia cair um galho num carro ou numa pessoa que passasse por ali, o que seria pertinente, mas não motivo para abater a araucária centenária”, segue a nota. “Bastava um cercadinho de contenção na sua base. A diminuição seria de apenas 4 vagas de estacionamento. Todos sairiam ganhando: o empreendedor, a paisagem, a cidade de Blumenau, a história e o meio ambiente”, finaliza.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading