InícioGeralCrime de injúria racial associado à Oktoberfest Blumenau aconteceu em Jaraguá do...

Crime de injúria racial associado à Oktoberfest Blumenau aconteceu em Jaraguá do Sul; entenda o caso e veja o posicionamento dos envolvidos

Um vídeo publicado nas redes sociais pela humorista alemã Lea Maria Jahn, denunciando um caso de racismo sofrido pelo produtor dela, Leonardo, conhecido no meio artístico, como Lyo, causou polêmica e confusão. Isso porque, na publicação, que foi apagada pela comediante, ela usa imagens de sua passagem pela Oktoberfest Blumenau para denunciar o caso dando a entender que o crime teria ocorrido em Blumenau, porém o produtor esclareceu que, na verdade, a situação foi registrada em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado.

Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Entenda o caso

No vídeo, que não está mais disponível nas redes sociais da humorista, Lea usa sua participação em um dos desfiles da Oktoberfest Blumenau, a convite do grupo “Bonde do Pato”, para fazer críticas a Santa Catarina e denunciar um caso de injúria racial sofrida pelo seu produtor.

No vídeo, em tom de humor, ela diz coisas como: “Essa semana eu passei por algo que eu imaginei nunca mais passar […] Terminei o desfile pensativa.. se eles se permitem cantar, dançar e falar como os alemães dos anos 50, quem vai parar eles de excluir outras culturas como nos anos 50, então? Racismo é crime, denuncie”.

O caso de racismo sofrido pelo produtor da comediante foi denunciado e um boletim de ocorrência foi registrado e, diante da situação, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 40ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, chegou a instaurou procedimento para apurar a suposta prática de injúria racial sofrida por Lyo na Oktoberfest Blumenau.

Porém, após as polêmicas, o vídeo foi apagado e um esclarecimento foi feito por Lea: o crime não aconteceu em Blumenau e sim em Jaraguá do Sul após um show, quando o público vai até o palco para bater fotos com a artista. Uma dessas pessoas teria perguntado para Lea “em que campo de concentração ela havia achado o produtor”.

Em novo vídeo publicado em suas redes socias, Lea pede desculpas ao Bonde do Pato e explica melhor os acontecimentos. “Eu lamento que em algum momento o pessoal do Bonde do Pato se sentiu ofendido, porque não foi minha intenção. Eu usei esse momento de festa e comemoração para falar sobre a minhas experiência no Estado, como eu faço em todas as viagens”.

Ela segue dizendo que em dois, dos quatro lugares que ela visitou, Lyo sofreu injúria racial. “Em devido momento, que tiramos fotos com os fãs, uma das pessoas presentes veio me perguntar em que campo de concentração havia achado o meu produtor. É um absurdo que isso não foi um caso isolado da nossa viagem. Essa pessoa depois veio de desculpar comigo ao invés de falar com o meu produtor, que sofreu a injúria […] Comentários como esses de Jaraguá do Sul são considerados crimes hediondos [referindo-se a Alemanha]”. O vídeo completo está no final da matéria.

Lyo também gravou um vídeo em suas redes sociais explicando como foi o crime do qual foi vítima. “Infelizmente eu estou aqui hoje para expor um caso lamentável que eu sofri em Santa Catarina, de racismo, de muito preconceito e com algumas tintas de nazismo […] Eu estava acompanhando a turnê da Lea por Santa Catarina e nós estávamos na cidade de Jaraguá do Sul, fazendo um segundo show, uma segunda sessão, no dia 20 de outubro de 2023. É comum no final do show os fãs montarem uma fila e subirem até o palco para fazerem fotos com a Lea, e dentro do meu trabalho eu fico no palco junto com ela, faço as fotos, devolvo o celular pras pessoa e elas se retiram no ambiente. Pois bem, no segundo show chega uma pessoa até o palco, me entrega o celular, olha para a Lea Maria e fala: ‘Lea Maria, em qual campo se concentração você encontrou esse menino aí?’ e todo mundo ficou em silêncio, porque foi um choque“, relava Lyo. O vídeo completo está disponível ao final da matéria.

Posicionamento da Oktoberfest Blumenau

A administração da Oktoberfest Blumenau também se manifestou sobre o caso e se disse surpresa com o procedimento instaurado pelo Ministério Público. Além disso, também esclareceu que o crime não aconteceu em Blumenau. Leia a nota na íntegra:

“A organização da Oktoberfest Blumenau recebeu com surpresa a informação sobre a publicação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 40ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, que instaurou procedimento para apurar uma suposta prática de injúria racial sofrida pelo Leonardo, Lyo, produtor da comediante alemã Lea Maria Jahn durante a Oktoberfest, em Blumenau. Conforme consta nos vídeos publicados pela comediante e pelo produtor nas redes sociais, o caso foi registrado na cidade de Jaraguá do Sul. Inclusive, um boletim de ocorrência teria sido na cidade citada. Nos causa estranheza que a imagem da Oktoberfest e de Blumenau tenham sido relacionadas a este caso, mesmo sendo inquestionável, conforme relato da vítima nas redes sociais, que o fato foi em outra cidade. Desde o momento que soubemos da publicação estamos em contato com o Ministério Público, para buscar mais esclarecimentos sobre o caso”.

Ministério Público

O Ministério Público de Santa Catarina também foi procurado pela reportagem. A assessoria de comunicação disse que “com relação ao local da ocorrência, foram requisitadas informações à autoridade policial e será devidamente apurado“, porém uma nota será enviada para a imprensa.

Vídeo Lea Maria

Vídeo Lyo

Leia mais notícias de Blumenau e região

Ambulatórios do Garcia e Velha atendem neste final de semana

Parques Aquáticos de Gaspar se preparam para a temporada de verão

Blumenau vai receber exposição de Opalas; saiba mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading