
A Associação Renal Vida, de Blumenau, recebeu a habilitação para o atendimento especializado em Doenças Raras para adultos por meio do Ministério da Saúde. A instituição é a primeira credenciada pelo SUS em Santa Catarina que vai oferecer esse serviço. A confirmação foi dada pela Secretária de Saúde do Estado, Carmen Zanotto.
Desde 2018 a unidade conta com um Ambulatório de Doenças Raras para o atendimento dos pacientes acometidos de problemas renais em decorrência da doença, de toda a região. Com a nova estrutura inaugurada em abril de 2022, a entidade conseguiu ampliar os serviços oferecidos e a capacidade de atendimento para essas doenças.
Atualmente são cerca de 120 pacientes raros cadastrados, a doença mais comum é a de Fabry. Muitos deles estavam fora do sistema de regulação do SUS, mas com a habilitação do serviço, os pacientes serão assistidos.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Com atendimento ampliado para todo Estado, serão oferecidos os serviços de diagnóstico, acompanhamento e tratamento de pacientes com doenças raras de origem genética, doenças raras inflamatórias e infecciosas, além do serviço de aconselhamento genético familiar, garantindo a integralidade do atendimento.
Relação das Doenças Raras com a Doença Renal
Existem diversas doenças raras como, por exemplo, a Doença de Fabry, a Amiloidose e a Hiperoxalúria familiar que afetam a função renal, levando o paciente a necessitar de hemodiálise e/ou transplante renal.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Gás de cozinha ficará mais barato em SC com mudança no modelo de tributação
Homem acusado de matar amigo por conta de jogo de futebol vai enfrentar júri no Estado