InícioBlumenauRenal Vida de Blumenau recebe habilitação do Ministério da Saúde para atendimento...

Renal Vida de Blumenau recebe habilitação do Ministério da Saúde para atendimento de doenças raras em adultos

A Associação Renal Vida, de Blumenau, recebeu a habilitação para o atendimento especializado em Doenças Raras para adultos por meio do Ministério da Saúde. A instituição é a primeira credenciada pelo SUS em Santa Catarina que vai oferecer esse serviço. A confirmação foi dada pela Secretária de Saúde do Estado, Carmen Zanotto.

Desde 2018 a unidade conta com um Ambulatório de Doenças Raras para o atendimento dos pacientes acometidos de problemas renais em decorrência da doença, de toda a região. Com a nova estrutura inaugurada em abril de 2022, a entidade conseguiu ampliar os serviços oferecidos e a capacidade de atendimento para essas doenças.

Atualmente são cerca de 120 pacientes raros cadastrados, a doença mais comum é a de Fabry. Muitos deles estavam fora do sistema de regulação do SUS, mas com a habilitação do serviço, os pacientes serão assistidos.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Com atendimento ampliado para todo Estado, serão oferecidos os serviços de diagnóstico, acompanhamento e tratamento de pacientes com doenças raras de origem genética, doenças raras inflamatórias e infecciosas, além do serviço de aconselhamento genético familiar, garantindo a integralidade do atendimento.

Relação das Doenças Raras com a Doença Renal

Existem diversas doenças raras como, por exemplo, a Doença de Fabry, a Amiloidose e a Hiperoxalúria familiar que afetam a função renal, levando o paciente a necessitar de hemodiálise e/ou transplante renal.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Gás de cozinha ficará mais barato em SC com mudança no modelo de tributação

Homem acusado de matar amigo por conta de jogo de futebol vai enfrentar júri no Estado

Mega-Sena pode pagar R$ 3 milhões nesta quarta-feira

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading