InícioGeralSanta Catarina tem aumento nos casos de chikungunya; veja os números

Santa Catarina tem aumento nos casos de chikungunya; veja os números

Santa Catarina registra aumento na infestação do mosquito Aedes aegypti, com mais de 30 mil focos identificados em 224 municípios, sendo 144 considerados infestados pelo mosquito. O cenário eleva o risco de transmissão de doenças como dengue, chikungunya e Zika no estado. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) emitiu uma nota de alerta aos municípios devido ao aumento no número de casos autóctones de chikungunya em Santa Catarina.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Até o momento, foram notificados 299 casos suspeitos de chikungunya no estado, sendo 18 confirmados, quatro deles autóctones. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 200% nos casos confirmados da doença. A chikungunya é uma doença causada por um vírus também transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A doença pode se manifestar clinicamente de três formas: aguda, subaguda e crônica, sendo que os sintomas costumam persistir por sete a 10 dias na forma aguda e durar semanas a meses nas demais formas.

Alta nos casos de dengue

Além do aumento nos casos de chikungunya, Santa Catarina também segue registrando alta nos casos de dengue, com 15.604 casos confirmados até o momento, sendo a maioria autóctone, e 14 mortes pela doença já confirmados. Ainda não há registro de casos de Zika vírus no estado.

É importante também que a população faça sua parte, eliminando possíveis criadouros do mosquito em suas residências, para evitar a proliferação do Aedes aegypti e a disseminação dessas doenças.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Gaeco realiza segunda fase da Operação “Gabarito” em SC

Santa Catarina registra primeira chuva congelada de 2023

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading