InícioSaúdeQuinze estabelecimentos de Blumenau são interditados após descumprirem medidas restritivas

Quinze estabelecimentos de Blumenau são interditados após descumprirem medidas restritivas

Cerco apertado contra a a pandemia. As forças de segurança de Blumenau intensificaram as fiscalizações por meio da força-tarefa com objetivo de coibir aglomerações na cidade. Os trabalhos estão ocorrendo de domingo a quinta-feira, das 18h às 24h, e sextas e sábados, das 18h às 6h da manhã.

Nesta primeira semana, foram feitas 72 abordagens em bares, casas noturnas, tabacarias, além de quadras e campos de futebol society. Até o fim da quinta-feira (25) – antes ainda da divulgação do novo decreto do Governo estadual – 15 estabelecimentos foram interditados por descumprirem o regramento.

O objetivo da ação é garantir que os estabelecimentos comerciais cumpram o regramento sanitário referente ao nível Gravíssimo na Matriz de Risco promulgado pelo Governo do estado, o que deve ser ainda mais intenso neste fim de semana com as novas medidas restritivas divulgadas durante esta sexta e válidas para este e o próximo fim de semana.

Os locais interditados responderão Processo Administrativo Sanitário (PAS), aberto pela Vigilância Sanitária, e o proprietário tem até 15 dias para apresentar uma defesa por escrito. Ao final do processo, a penalidade pode ser de advertência escrita, multa e até cassação do Alvará Sanitário.

Os trabalhos continuam sendo coordenados pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) e envolvem equipes da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), da Policia Militar, da Policia Civil e do Corpo de Bombeiros. No total, mais 40 profissionais atuam em grupos que percorrem os bairros da cidade.

Denúncias e atuação da GMT

Durante a operação, a população também pode registrar denúncias relacionadas a casos de aglomeração em estabelecimentos, por meio do telefone 199 (Defesa Civil) e 190 (Policia Militar).

Ao mesmo tempo, a Secretaria de Trânsito e Transporte (Seterb) retomou as fiscalizações de trânsito por meio de cinturões noturnos executados pela GMT. As ações são desenvolvidas todos os dias desde 22 de fevereiro em vias de ligação entre os bairros de Blumenau.

Do início das operações até esta sexta-feira (26), 470 motoristas foram abordados em diversos pontos do município. Na fiscalização, 33 deles foram submetidos ao teste de alcoolemia, sendo que dois condutores apontaram positivo para embriaguez ao volante. Eles foram encaminhados à Central de Polícia Civil.

As medidas não buscam multar, mas evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado com a soma de atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito, com o posterior acompanhamento médico e, em alguns casos, a internação nos hospitais, reduzindo a capacidade de atendimento em leitos de UTI para pacientes de Covid-19.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading