InícioPolíciaMudança que pode deixar Pomerode sem policiamento gera mobilização

Mudança que pode deixar Pomerode sem policiamento gera mobilização

Lideranças políticas e empresariais da cidade mais alemã do país, Pomerode, estão preocupadas e mobilizadas com uma informação, que ainda discutida nos bastidores: a mudança nos plantões da Polícia Civil. Se tudo for confirmado, os flagrantes ocorridos à noite, ou seja, entre 19h e meio-dia, teriam de ser encaminhados até Indaial, onde ficariam os delegados de plantão.

De acordo com as lideranças locais, o problema é que, durante plantões, Pomerode só conta com uma guarnição da Polícia Militar. Sempre que houvesse um caso de flagrante, essa viatura teria de se deslocar cerca de 30 quilômetros até o município vizinho para acompanhar eventuais detidos e vítimas no registro da ocorrência, deixando a cidade sem qualquer proteção.

Um ofício foi encaminhado ao governador Carlos Moisés, ao delegado geral da Polícia Civil, Paulo Koerich, e ao delegado regional, Isomar Amorim, e pede providências para que a cidade não fique desguarnecida. Assinaram o documento a Associação Empresarial de Pomerode (Acip), a Associação Visite Pomerode (Avip), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal, além dos deputados estaduais Laércio Schuster, Vicente Caropreso, Jerry Comper e Fernando Krelling.

“Passa a ser, inclusive, simples para criminosos fabricarem cenários que provoquem o deslocamento da guarnição, garantindo de duas a quatro horas sem policiamento ostensivo no município”, alertam as lideranças locais. Apesar do posicionamento contrário à regionalização do plantão da Polícia Civil, o ofício propõe soluções como o deslocamento do delegado plantonista até Pomerode, quando houver casos de flagrante, ou mesmo o uso de recursos para atendimento remoto.

O texto ainda diz que “cabe salientar que o município de Pomerode, seja através de sua administração pública, de seus representantes políticos ou de suas entidades, sempre apoiou e procura apoiar as Polícias Civil e Militar em todas as possibilidades, seja através de convênios ou iniciativas diversas. Neste momento nos colocamos, da mesma forma, à disposição para auxiliar em alguma solução para o assunto em questão, evitando o enorme impacto negativo previsto em nossa Segurança Pública”.

Alteração semelhante já havia sido proposta dois anos atrás pela portaria nº 6/2018, que exigiria o deslocamento das viaturas para registro de flagrantes em Timbó. À época, a Polícia Civil foi sensível à reação imediata da sociedade civil, entidades e representantes políticos pomerodenses.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading