InícioSaúdeHemosc de Blumenau está com estoque em baixa e pede doação, mas...

Hemosc de Blumenau está com estoque em baixa e pede doação, mas com cuidados

O Hemosc de Blumenau está com os estoques de sangue em baixa e pede que as pessoas saudáveis continuem com o hábito da doação. A manutenção dos estoques de hemocomponentes é fundamental para atendimento à população que necessita de transfusões.

No sentido de conter a disseminação do Covid-19, algumas medidas foram adotadas para que os candidatos a doação tenham segurança ao acessar os ambientes do Hemosc e fazer a doação. 

Não podem doar agora:

– Pessoas que estiveram em viagem recente ao exterior, Rio de Janeiro e São Paulo;
– Pessoas que estejam com qualquer sintoma de gripe ou resfriado;
– Aqueles que estiveram ou estejam em contato com outras pessoas com sintomas do coronavírus.

Se você não apresenta nenhuma das condições anteriores pode ir até o Hemosc, que fiz no bairro Vila Nova, doar e, preferencialmente, agendar a doação pelo telefone (47) 3222-9800 / 9801. O horário de funcionamento do hemocentro em Blumenau foi alterado por sete dias (de 19 a 25 de março), ou seja, das 8h15min às 16h30min.

O que é a doação?

A doação é a retirada de aproximadamente 450 mL de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem estar do doador. O ambiente deve ser limpo e confortável e o material descartável. Todo o processo da doação de sangue levam em torno de 55 minutos. Doar sangue não dói, nem prejudica a sua saúde.

Por que doar sangue?

O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida.
Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias.
Além disso, doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde.

Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam Hemocomponentes suficiente para atender toda população. O sangue não tem substituto. Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas.
Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor.

O que é necessário para doar:

  • Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
  • O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
  • O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
  • Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
  • Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
  • Ter repousado bem na noite antes da doação;
  • Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
  • Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
Foto: Portal Alexandre José

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com