InícioDestaqueSanta Catarina descarta dois casos suspeitos do coronavírus no Estado

Santa Catarina descarta dois casos suspeitos do coronavírus no Estado

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) informou que os dois casos suspeitos do coronavírus divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Ministério da Saúde, em coletiva, já foram descartados. Os resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) deram positivo para Influenza B, ou seja, gripe.

Os pacientes, um casal que mora em São José (SC), viajaram no dia 26 de dezembro de 2019 e retornaram no dia 12 de janeiro de 2020. Eles partiram de São Paulo com destino a Bangkok, fizeram conexão em Madri e escala em Pequim, capital chinesa, onde passaram 12 horas.

A mulher de 29 anos começou a apresentar sintomas no dia 25 de janeiro e o homem de 28 anos, no dia 28 de janeiro. Ambos procuraram atendimento médico na terça-feira (28), na UPA Continente em Florianópolis, com falta de ar, dores musculares, febre, tosse e coriza.

Após o atendimento, os pacientes tiveram alta e receberam instruções para permanecerem em isolamento, sem receber visitas ou sair de casa para lugares públicos. O teste foi realizado pelo Lacen, que confirmou nesta que eles foram infectados pelo vírus da gripe.

Coronavírus no mundo

O Ministério da Saúde informou que existem mais sete casos considerados suspeitos de coronavírus no Brasil. Em São Paulo, há três casos e nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Ceará, um em cada. Um caso é tratado como suspeito se a pessoa esteve na China nos últimos 14 dias e apresentou tosse e febre ao retornar.

Neste caso, o paciente é colocado em isolamento e são realizados testes para checar, primeiro, se o que essa pessoa tem é influenza ou outra gripe. Caso os exames não acusem essa possibilidade, é feito o teste para coronavírus. No momento, apenas o primeiro caso suspeito, da estudante de Minas Gerais, está na etapa de teste para coronavírus.

Atualmente, o total de casos confirmados da doença na China é de 7.711 e o número de pacientes que se recuperaram é de 128. A quantidade de mortes subiu de 132 para 170. Pelo menos 75 casos foram confirmados em outros países, incluindo oito nações asiáticas, França, Alemanha e Finlândia, que reportaram um total de dez casos. Os EUA e o Canadá notificaram sete casos.

Com informações da Agência Brasil

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading