Indaial lança nova marca do Turismo

Publicidade

Na noite dessa quarta, 10 de julho, o município deu um grande passo para o desenvolvimento econômico e sustentável com o lançamento da nova marca do Turismo. Intitulada Indaial na Rota da Natureza, a identidade visual apresenta o posicionamento da cidade como destino turístico. 

A marca que norteará as ações de divulgação turística da cidade foi apresentada em evento promovido pela Prefeitura, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, na Fundação Indaialense de Cultura, e reuniu cerca de 120 pessoas, entre poder público local; todo o trade turístico entidades, associações voltadas ao turismo, meios de hospedagem, bares, restaurantes, organizadoras de eventos, agências de viagens e prestadores de serviços; representantes do Conselho Municipal de Turismo, prefeituras da região e do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí; imprensa e comunidade. 

O evento iniciou com as boas-vindas do coordenador de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, Matusalem Barcelos Machado. Na sequência, a turismóloga da Prefeitura, Tatiane Viana Mota, e o responsável pelo Departamento de Comunicação, Jonatas Rosenbrock, apresentaram a nova marca.

O Portal Alexandre José acompanhou ao vivo o lançamento. Veja:

Tatiane explicou que uma cidade pode ter vários roteiros e produtos turísticos ofertados, mas é a marca que leva a identidade do destino, é a primeira impressão e contato que o turista tem com a destinação. Por isso, a importância de uma criação de identidade visual.

Jonatas Rosenbrock adiantou algumas ações que a Prefeitura já está programando. “Alguns carros da nossa frota serão plotados com a identidade visual, a fim de divulgar a marca pela cidade. Além disso vamos explorar a divulgação na mídia regional para que mais pessoas conheçam a marca, comenta.

Foto: Portal Alexandre José

Também foram exemplificados como a marca pode ser trabalhada para divulgação em camisas, copos, sacolas, canetas e de que forma os empresários podem utilizá-la. No fim do evento, os participantes receberam kits com produtos destacando a identidade visual.

Ainda no evento foi lançado o Mapa de Turismo da cidade, um importante material para o turista, que poderá facilmente se locomover na cidade e verificar o que há de atrativos turísticos para serem visitados.

Nos últimos dois anos intensificamos as ações de fortalecimento do turismo da cidade, pois entendemos que este setor representa um grande potencial para o desenvolvimento de Indaial. Assim, o poder público deve ser incentivador de atividades e de empreendedores que fomentem o turismo na cidade”, assinala o prefeito, André Moser. Ele acrescenta que “essa marca não é da Prefeitura, é do Município. É nossa identidade turística para todos que querem investir e colocar nossa cidade em destaque”, explica. 

A presidente do Conselho Municipal de Turismo gestão 2019/2021, Samanta Muller, também enalteceu no lançamento a atuação do Comtur como importante parceiro do desenvolvimento de Indaial e adiantou sobre novos roteiros turísticos que estão em planejamento com participação ativa do empresariado.

Foto: Portal Alexandre José

Sobre a nova marca

A marca desenvolvida representa o ecoturismo e o turismo cultural, as visões de futuro para Indaial: ser referência em ecoturismo na região turística do Vale Europeu com serviços de qualidade e sustentabilidade e ser reconhecida pelo turismo ecocultural com trade fortalecido e integrado ao turismo regional. 

Além disso, foram escolhidos símbolos que possuem uma representatividade visual com Indaial: a Saíra de Sete Cores, ave símbolo da cidade, que representa toda a nossa riqueza natural, e a Ponte dos Arcos (Emílio Baumgart), cartão-postal do município e marco de Indaial por toda importância histórica e cultural. 

As cores da saíra – sete tonalidades – foram usadas na composição da marca. Cada tom está destacado nos arcos da Ponte. Além disso, passam as seguintes mensagens:

– os tons de verde representam as nossas matas, nossa beleza natural e também a nossa responsabilidade com o desenvolvimento sustentável, a nossa preocupação com a natureza e a esperança de que o turismo gere desenvolvimento sustentável econômico, empregos, preservação e valorização dos nossos bens naturais e culturais;

– os tons de azul representam os nossos rios, mas também o conceito de força e confiabilidade da marca e do turismo;

– os tons de amarelo representam a riqueza cultural, a hospitalidade, o bem receber para o turista, também passa a mensagem de clareza de onde queremos chegar.

O formato da marca ainda remete a uma palheta de violão, lembrando que Indaial é cidade da música. A frase “Indaial na Rota da Natureza” carimba o que queremos atingir, mas também o que já temos construído. Atualmente a cidade integra dois roteiros regionais de turismo, destacados nacionalmente: o Circuito de Cicloturismo e o Circuito de Caminhante do Vale Europeu. 

O trabalho de criação da nova identidade visual foi desenvolvido pela agência Hub Criação em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo.

PUBLICIDADE

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: