InícioGeralMáscaras personalizadas ajudam crianças durante sessões de radioterapia em hospital de Blumenau

Máscaras personalizadas ajudam crianças durante sessões de radioterapia em hospital de Blumenau

Uma sessão de radioterapia é um verdadeiro desafio para o paciente, que precisa ficar pelo menos 15 minutos imóvel. A dificuldade é ainda maior quando se trata de uma criança. Pensando nisso, o Hospital Santo Antônio decidiu criar uma campanha especial: o uso de máscaras personalizadas durante o procedimento.

Segundo o hospital, o uso da máscara é obrigatório durante as sessões de radioterapia realizadas para tratar os tumores de cabeça e pescoço, face ou sistema nervoso central. Seu material é de plástico sensível ao calor e vem em forma sólida e plana e, quando colocada na água quente, o plástico se torna mole e flexível.

Neste momento, com a temperatura adequada, ela é moldada ao rosto do paciente, que utiliza a máscara até o final do tratamento. Cada máscara é única e exclusiva para o paciente. Quando o paciente está deitado, a máscara é colocada e presa na mesa durante a sessão de radioterapia e impede o movimento da cabeça do paciente.

Pensando em proporcionar mais humanização e transformar o momento em algo mais leve, o técnico em radiologia Lucas Agostinho Beckhauser, que já tinha visto a customização em outros serviços, trouxe uma ideia para o setor de radioterapia, com a ajuda de seu amigo Anderson Marqueti: transformar uma máscara branca em uma máscara do Capitão América.

O objetivo é ajudar os pacientes pediátricos, que em algumas vezes precisam até mesmo ser sedados para realizar o procedimento. Com as máscaras personalizadas, equipe e paciente entram no mundo da imaginação – o que torna a sessão mais prática e menos assustadora.

A moldagem da máscara no rosto do paciente é realizada já na primeira consulta. Os colaboradores conversam e distraem as crianças, transformando em uma brincadeira. Perguntam qual o personagem favorito, seu super-herói, e o que a sala lembra para ela.

“Mariah, paciente de 6 anos, por exemplo, disse em sua primeira consulta que Frozen era seu desenho favorito”, relata Dra. Vanessa Oliveira, médica radioncologista do hospital. “Ela recebeu uma máscara da personagem Elsa e já se mostrou empolgada com a iniciativa. Nossa sala já fica um pouco mais gelada, e ela entrou na brincadeira, falando que era o mundo da Frozen”.

Atualmente, as máscaras são confeccionadas pelas técnicas de radiologia, e aos poucos os armários estão ganhando mais espaço para as personagens. Além de Elsa, um unicórnio e o capitão América também decoram esse ambiente, esperando seus pequenos pacientes.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading