InícioTrânsitoLombadas eletrônicas ainda estão longe de serem reativadas em Blumenau

Lombadas eletrônicas ainda estão longe de serem reativadas em Blumenau

Morador do bairro Escola Agrícola, Nivaldo Ribeiro está preocupado com a situação do trânsito em Blumenau. Ele mora na Rua José Deeke e percebeu que a velocidade dos veículos aumentou, depois que as lombadas eletrônicas foram desativadas na cidade, em meados de 2020. “Virou pista de corrida. Carros, motos, caminhões, ninguém respeita o limite de velocidade. Uma hora vai acontecer algo muito grave aqui”, disse ao Portal Alexandre José.

Relatos como esse ocorrem em outras regiões da cidade, desde que os equipamentos foram desligados, no dia 29 de julho do ano passado, quando encerrou o contrato que estava em vigor com a empresa responsável. Até então, havia 33 equipamentos ativos em todos os bairros. Depois disso, uma nova licitação chegou a ser lançada pela Prefeitura de Blumenau, mas foi suspensa por conta de uma liminar, no mês de setembro.

Porém, apesar da necessidade urgente de fiscalização, ainda não há previsão para a instalação de novas lombadas eletrônicas. Em nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) informou que está formando um grupo de trabalho, junto com a Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), para montar o estudo técnico que vai referenciar o edital de licitação. Essa análise vai definir a quantidade e os locais de implantação dos equipamentos.

Segundo a nota, “o município está avançando na segurança no trânsito. Exemplo disso é o investimento na Central de Controle Operacional (CCO), que em breve entrará em operação. A CCO será um importante instrumento na segurança viária e vai contar com câmeras de monitoramento, semáforos adaptativos e softwares. Com os pontos críticos já mapeados, será possível melhorar a mobilidade e reduzir a taxa de mortalidade com acidentes”.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading