Santa Catarina esteve novamente no Ranking de Competitividade dos Estados, conforme a pesquisa nacional divulgada pelo Centro de Liderança Política (CLP). No ranking geral, o estado ocupa a segunda posição pelo oitavo ano consecutivo, ficando atrás apenas de São Paulo. Na região Sul, Santa Catarina lidera o ranking. O estudo foi apresentado em Brasília nesta quarta-feira (21).
De acordo com a pesquisa, Santa Catarina obteve o primeiro lugar no quesito Segurança Pública, destacando-se em segurança pessoal, patrimonial e na transparência dos dados sobre criminalidade.
O evento contou com a presença de governadores, prefeitos, ministros, senadores e secretários de Estado. Participaram do evento os governadores Jorginho Mello (Santa Catarina), Renato Casagrande (Espírito Santo), Raquel Lira (Pernambuco), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Os indicadores são analisados em 13 pilares essenciais para a competitividade e a melhoria da gestão pública: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.
Além de liderar em Segurança Pública, Santa Catarina também se destacou nas áreas de “Capital Humano” e “Sustentabilidade Social”. O estado ficou ainda em terceiro lugar nos quesitos “Inovação”, “Infraestrutura” e “Eficiência da Máquina”.
O Ranking de Competitividades dos Estados é realizado há 13 anos pelo CLP (Centro de Liderança Pública). Na edição 2024, as 27 unidades federativas foram avaliadas a partir de 99 indicadores, distribuídos em dez pilares considerados fundamentais: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
Homem é preso em Blumenau por maus-tratos a cachorro; animal foi encontrado ferido
Eleições 2024: Prazo para transferência temporária de local de votação termina nesta quinta-feira
Mín. 14° Máx. 23°