O Dia de Finados, lembrado nesta quinta-feira (2), foi diferente em um cemitério de Blumenau. A data especial no calendário tem como principal objetivo relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram. Para quem ficou é um momento de saudade e, muitas vezes, de tristeza.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Porém, assim como fez em 2022, o Cemitério São José tentou trazer alegria e um novo significado para a data. Inspirado no filme de animação “Viva – A Vida é uma Festa”, que retrata o Día de Los Muertos, a comemoração mais popular do México, a administração do cemitério convidou um grupo de Mariachis pra se apresentarem durante esta tarde, tocando e cantando para as famílias e em homenagem aos entes queridos.
Día de Los Muertos
Assim como no Brasil, no México o dia 2 de novembro também é dedicado a homenagear aqueles que já se foram. No Día de Los Muertos ou Dia dos Mortos, as famílias costumam ir aos cemitérios visitar os túmulos dos entes queridos e prepararam altares com alimentos, velas, flores e outros elementos. Além disso, ruas e casas são enfeitadas e é comum que as pessoas se fantasiem, dancem e cantem pelas ruas. Tudo isso porque, segundo a tradição mexicana, neste dias as almas dos que já foram podem voltar para estar perto dos seus, ou seja, é um dia de festa e alegria.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Circuito gastronômico de Ibirama segue até dia 19 de novembro; veja
Saiba como emitir credencial de vaga preferencial de idoso pelo celular
MP pede a PM instauração de sindicância para apurar caso de pessoas em situação de rua em Itajaí