InícioGeralVídeo: Bairro de Gramado, no RS, precisa ser evacuado após chuva causar...

Vídeo: Bairro de Gramado, no RS, precisa ser evacuado após chuva causar rachadura de 150 metros

Assim como Santa Catarina, o Rio Grande do Sul também está sofrendo com as chuvas, que estão causando destruição em diversas cidades do Estado. Uma delas é Gramado, conhecida por ser uma cidade turística que recebe milhares de visitantes em diversas épocas do ano, mas principalmente no Natal.

Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

No sábado (18), o município decretou situação de emergência em função de parte da área urbana e rural da cidade ter sido afetada por destelhamento de residências, queda de árvores em residências e na via pública, deslizamentos de terra e alagamentos.

Já no domingo (19), a Defesa Civil da cidade pediu que os moradores do bairro Três Pinheiros deixassem suas casas. Isso porque o asfalto de uma importante avenida cedeu, gerando uma rachadura de cerca de 150 metros. A Defesa Civil gaúcha destacou o risco de desabamento de morros e também de deslizamento de terra no entorno. Mais de 150 pessoas que moram no bairro foram orientadas a irem para casa de parentes e amigos. 

Já a população que não tem para onde ir foi levada para um abrigo aberto pelo município. Até o final da noite deste domingo, 38 pessoas estavam no local, segundo o jornal Zero Hora.

Vídeo: Reprodução/Redes sociais

Avaliação da situação

Foto: Divulgação/Prefeitura de Gramado-RS

Nesta segunda-feira (20), o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, Defesa Civil, secretários e servidores do Meio Ambiente, Planejamento e Obras passaram o dia com técnicos da empresa de engenharia Azambuja e do Serviço de Emergência da FEPAM para avaliar as áreas de risco da cidade após as fortes chuvas.

“Estamos fazendo um estudo profundo com essas equipes de geólogos e engenheiros para ouvir quais as melhores atitudes que devemos tomar. A nossa equipe está mobilizada a amparar esses bairros onde a situação é mais crítica e também a ajudar nossa comunidade”, disse o prefeito.

Os técnicos seguirão trabalhando para produzir laudos sobre cada local, com definições sobre os próximos passos. Esses documentos devem ser concluídos nos próximos dias e as informações serão compartilhados com a comunidade. “É fundamental que a comunidade tenha compreensão nesse momento difícil e nos ajude com os trabalhos para que tudo fique bem”, pede o secretário Rafael Ronsoni.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Comboio que transportava 120 quilos de maconha é interceptado pela PRF em SC

Vídeo: Show com o cantor Daniel no Réveillon de Blumenau é cancelado

Homem é preso por receptação e adulteração de veículo em Blumenau

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com