InícioLitoralVídeos: Tsunami meteorológico que arrastou carros na orla da praia em Laguna...

Vídeos: Tsunami meteorológico que arrastou carros na orla da praia em Laguna é considerado raro pela Defesa Civil

Os vídeos que circulam na internet mostram a força da água do mar tomando conta da orla da Praia do Cardoso, em Laguna. A verdade é que não só Laguna, mas a região Sul de Santa Catarina foi surpreendida por um fenômeno considerado raro pela Defesa Civil de SC, neste sábado (11).

De acordo com a apuração do Portal ND+ , parceiro do Portal Alexandre José, as rajadas de vento de quase 100 km/h atingiram pelo menos três municípios da região, e um tsunami meteorológico ‘engoliu’ veículos que estavam estacionados na orla da Praia do Cardoso, em Laguna.

Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

O tsunami fez com que a água do mar invadisse a orla e ‘engolisse’ os carros que estavam estacionados. O cenário foi registrado por moradores e turistas que se assustaram com a situação.

Vídeo: Redes Sociais/Reprodução/Portal Alexandre José 

Entenda o que é o tsunami meteorológico que atingiu Laguna


Segundo a Defesa Civil, o fenômeno é difícil de ser previsto e sua ocorrência não é comum. Normalmente, esse tipo de tsunami acontece atrelado a algum sistema meteorológico como linhas de instabilidade, o que foi o caso neste sábado.

Não havia previsão de mar agitado, nem de alagamentos costeiros na costa de SC, porém a passagem desta Linha de Instabilidade pelo Litoral Sul provocou o fenômeno”, afirmou a Defesa Civil em comunicado.

Ainda de acordo com o órgão, as linhas de instabilidade são formadas por células de tempestades “aproximadamente contínuas dispostas de forma alinhada”. Quando as linhas passam próximo à costa, podem gerar mudanças na pressão atmosférica e rajadas de vento que causam o avanço do mar.

Rajadas de vento de quase 100 km/h


De acordo com um boletim divulgado pela Defesa Civil de SC por volta das 21h deste sábado (11), três municípios do Sul do Estado registraram rajadas de vento de mais de 90 km/h: Balneário Arroio do Silva, Araranguá e Tubarão. Outros cinco municípios registraram ventos entre 67km/h e 89 km/h.

Vídeo: Redes Sociais/Reprodução/Portal Alexandre José

Com apoio do Portal ND+, parceiro do Portal Alexandre José

Leia mais notícias de Blumenau e região

Jovem de 24 anos que morreu em acidente na Rodovia Werner Duwe morava em Indaial

Vídeo: Nova ala da UTI do Hospital Beatriz Ramos é inaugurada com dez leitos em Indaial

Famílias terão que deixar permanentemente casas localizadas na Rua Germano Grosch, em Blumenau; entenda

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com