Começa nesta quarta-feira (8) a maior temporada de cruzeiros de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O navio MSC Preziosa, vindo de Porto Belo, foi o primeiro a atracar no Atracadouro Barra Sul. A embarcação tem capacidade para 4.060 passageiros e 1.270 tripulantes.
A temporada 2023/2024 vai até 27 de abril e conta com 60 escalas. É um aumento de 140% em relação ao período anterior. Com rotas nacionais e internacionais, 15 navios de nove companhias trarão turistas e movimentarão a economia local e regional.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Algumas embarcações estarão pela primeira vez no litoral da cidade. É o caso do navio The World Residence, que chegará em 6 de fevereiro e partirá no dia seguinte. É um cruzeiro residencial. Surgido em 2002, o The World é o primeiro navio privado que é ocupado, possuído e administrado por seus residentes.
Na temporada 2022/2023, o Atracadouro Barra Sul recebeu 25 escalas de navios, que trouxeram mais de 100 mil pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. Desde 2017, quando aportou o primeiro cruzeiro no Atracadouro, houve mais de 100 escalas na cidade.
Impacto de mais de R$ 5 bilhões na economia nacional
No Brasil, a temporada 2023/2024 começou em 25 de outubro, com a expectativa de ser maior que a do período anterior. Nos 195 dias de duração, a previsão é de mais de 877 mil leitos ofertados, de acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil).
Costa Diadema, Costa Fascinosa, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Grandiosa, MSC Lirica, MSC Musica, MSC Preziosa e MSC Seaview formam o grupo de nove navios que partirão dos portos de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), além do estreante Porto de Paranaguá (PR), e percorrerão por 212 roteiros, com 763 escalas.
No total, até 7 de maio, serão 18 destinos: Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Porto Belo, Recife, incluindo Buenos Aires, Montevidéu, Punta del Este e os portos de embarque e desembarque. A temporada 2023/2024 também reforça o retorno do Brasil como rota de importantes companhias marítimas internacionais, com 35 navios de longo curso, que farão paradas em 45 destinos localizados em 15 estados brasileiros.
Ainda de acordo com a CLIA Brasil, o setor estima que sejam criados mais de 80 mil empregos no país de forma direta, indireta e induzida. A previsão é de que haja um impacto de mais de R$ 5 bilhões na economia nacional, motivado pelos gastos das companhias marítimas, dos cruzeiristas e tripulantes nas cidades de embarque/desembarque e visitadas.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Polícia Militar de Blumenau realizou Operação Força Total
Batida entre dois caminhões deixa motoristas feridos em Taió
Porto Belo recebe o primeiro cruzeiro da temporada 2023/2024