InícioPomerodeRota do Enxaimel, em Pomerode, é finalista do Prêmio Nacional de Turismo

Rota do Enxaimel, em Pomerode, é finalista do Prêmio Nacional de Turismo

A Associação Rota do Enxaimel em Pomerode, no Vale do Itajaí, é uma das três finalistas do Prêmio Nacional de Turismo, organizado pelo Ministério do Turismo, na categoria Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo. O prêmio reconhece as melhores práticas e profissionais do setor no país e é o maior no segmento turístico. A cerimônia de premiação será no dia 16 de dezembro, em Brasília.

Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Ao todo, 30 iniciativas de destaque foram selecionadas em dez categorias, após julgamento de uma comissão formada por representantes dos Ministérios do Turismo e da Cultura, Sebrae, associações do setor, especialistas do mercado e da academia.

Esta é a terceira edição do prêmio, que tem como tema em 2023 “O Turismo Transformando Vidas”. A entidade foi escolhida entre outras 46 iniciativas inscritas na mesma categoria.

Outro case de Santa Catarina também está entre os finalistas deste ano. A Secretaria de Turismo do Estado foi escolhida na categoria Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo com o Inovatur – 1º Programa de Inovação Aberta para o Turismo do Brasil.

O turismo, fomentado pela Associação Rota do Enxaimel desde julho de 2021, tem contribuído para preservar as tradições da agricultura familiar e a herança cultural dos antepassados. Já são 34 negócios associados que ao longo desse período se estruturaram e se capacitaram para transformar a localidade num produto turístico que reúne valorização do patrimônio, contato com a natureza e atrativos que resgatam a cultura local.

O vice-presidente e um dos fundadores da associação, Ivan Blumenschein, detalha mais. “Fundamos a Associação Rota do Enxaimel com o objetivo de transformar a riqueza cultural em produto turístico, buscando geração de renda para os empreendedores existentes e oportunidade para novas famílias, na esperança de criar um círculo virtuoso que gerasse sustentação econômica para a preservação”, diz.

Desde 2021, a Rota do Enxaimel é o único destino brasileiro na lista de melhores vilas turísticas do mundo da Organização das Nações Unidas (ONU). A organização concede o selo a lugares que combinam preservação da herança cultural e do meio ambiente com desenvolvimento econômico.

Em 2023, a rota conquistou também medalha de prata no 3º Prêmio de Turismo Responsável 2023 América Latina, promovido pela WTM, uma das maiores organizadoras de feiras do setor no mundo.

Rota do Enxaimel

Foto: Divulgação/Ivan Blumenschein

Para conhecer a Rota do Enxaimel, o visitante pode percorrer os 16 quilômetros de passeio com carro próprio, de bicicleta e até a pé, ou contratando o serviço de guias. É possível visitar e hospedar-se em residências típicas, provar iguarias da culinária local e comprar artesanato.

Nesta localidade de Pomerode, no bairro Testo Alto, está a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel fora da Europa. São 50 construções em um trajeto tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento ao valor cultural e paisagístico. Enxaimel é uma técnica construtiva trazida pelos imigrantes germânicos no século XIX em que as paredes são montadas a partir de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila.

A comunidade também preserva história e cultura dos imigrantes de maneira genuína, através da culinária típica alemã, artesanato em madeira, em clubes de caça e tiro, nos ritos da igreja luterana, no antigo cemitério dos imigrantes, além de uma escola municipal bilíngue (português-alemão). Tudo isso em um entorno de Mata Atlântica preservada, com incontáveis nascentes de água, ribeirões e cachoeiras.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Vídeo: Mulher morre após colisão frontal entre dois carros em Ilhota

Abertas as inscrições para o Mutirão do Diabetes em Blumenau; saiba como participar

Fumacê acontece no bairro Escola Agrícola nesta terça-feira em Blumenau

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com