Rio do Sul já tem, pelo menos, cinco abrigos abertos para atender moradores que precisam deixar suas residências por conta da elevação do nível do rio Itajaí-Açu. Novos locais poderão ser abertos ainda nesta quinta-feira (16). A Defesa Civil de Rio do Sul elevou a cota de inundação no município para 9 metros e a cota de atenção para 10 metros.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Moradores que residem em regiões que alagam com 9 metros precisam providenciar a retirada de pertences e a saída para locais seguros. O rio Itajaí-Açu sobe em velocidade acima da média. Este volume de precipitação já supera o esperado para hoje, o que obrigou o órgão a revisar os cálculos de nível. Para que precisar de abrigo, deve sempre ligar para a Defesa Civil, através do 199, para saber para onde deve se encaminhar.
Barragens
As comportas das barragens de Taió foram todas fechadas e apenas uma comporta da barragem de Ituporanga permanece aberta. O volume de contenção das estruturas nesta quinta-feira ao meio dia não supera os 25%.
Alagamentos e interdições
Na manhã desta quinta-feira a Rodovia SC 350, também precisou ser interditada na altura do km 360, devido ao alagamento na pista. O trecho da acesso da cidade de Aurora para Rio do Sul. Outro local interditado na cidade foi a passagem pela ponte, no Ribeirão Ximbica. O local fica na rua Wenceslau Borini, entre os bairros Canoas e Canta Galo. A enxurrada causou o aumento do nível do ribeirão, encobrindo a pista, que não tem previsão de ser liberada. Os motoristas devem utilizar desvios.
Vários pontos de alagamentos já foram registrados na cidade. Na saída do Elevado também em sentido duplo em direção ao túnel de acesso aos bairros Fundo Canoas e Progresso, na Rua Wenceslau Borini, entre o Canta Galo e o Canoas, na região da ponte do Ribeirão Ximbica. Na Rua Selesta Fronza, no bairro Taboão, com alagamento por conta da enxurrada, Rua André Largura, no bairro Taboão, e imediações e Ruas da região da Cohab, no bairro Bela Aliança, começam a ser atingidas.
Emergências diversas como pessoas ilhadas e em situação de risco ou deslizamentos de terra, rachaduras em muros, queda de árvores ou postes que colocam residências em risco, devem ser informadas à Defesa Civil pelo telefone 199.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Empresário sueco é assassinado em Balneário Camboriú e o sócio conterrâneo confessa o crime
Chuva causa prejuízos e carros são arrastados pela correnteza em Vidal Ramos nesta quinta-feira
Caminhoneiro fica preso às ferragens após acidente na manhã desta quinta-feira em Rodeio