A previsão de que pancadas isoladas de chuva com trovoadas atingiriam Blumenau a partir do final da manhã deste sábado (18) acabou não se concretizando. Até o final da tarde, apenas curtos períodos de chuva fraca foram registrados no município, porém, de acordo com a Defesa Civil de Blumenau, a chuva ainda pode chegar durante a noite, com trovoadas pontuais.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
A informação exclusiva foi passada pelo secretário de Defesa Civil do município, Coronel Carlos Olímpio Menestrina. “A previsão de chuva ainda existe, de trovoadas pontuais, apenas atrasou. A boa notícia é que na madrugada essa condição cessa, e amanhã deveremos ter um dia mais tranquilo. Pode acontecer alguma trovoada, mais moderada, mas temos pelos menos domingo, segunda e terça-feira, condição de tempo mais estável.”
Desde quinta-feira, quando as previsões de uma nova enchente foram emitidas pela Defesa Civil, Blumenau registrou pouco mais de 35mm de chuva, sendo a principal causa da elevação do nível do Rio Itajaí-Açú as águas que descem do Alto Vale, onde choveu bastante no período.
Às 19h05, o nível do rio na cidade de Rio do Sul ainda estava em 12,36m, mesmo com acumulado abaixo de 1.5mm de chuva neste sábado. As barragens de Ituporanga, José Boiteux e Taió estão com as comportas fechadas, e neste período de chuvas, apenas a de Ituporanga registrou vertimento.

“O Rio está descendo de forma muito lenta, justamente em função de toda a chuva que ainda está no Vale do Itajaí, principalmente no Alto Vale. Neste domingo, após passada essa chuva, poderemos então definir uma condição de sairmos, inclusive, da situação de enchente”, explicou Menestrina.
Principal preocupação é com deslizamentos
O secretário de Defesa Civil de Blumenau ainda destacou que a principal preocupação no município é com deslizamentos. “Apesar de ter parado a chuva, o solo enxarcado propicia a possibilidade desse fenômeno, por isso as pessoas devem ficar bastante atentas para evitar qualquer problema em relação a deslizamentos. Qualquer indicio ligar ao telefone 199 da Defesa Civil ou 193 do Corpo de Bombeiros”, explicou o Coronel Menestrina.
A Defesa Civil de Blumenau monitora a instabilidade do tempo na região com atenção, e prevê que os temporais devem continuar atingindo o estado até dezembro, conforme explica Menestrina. “Afirmar e ratificar que essa instabilidade permanece por todo o mês de novembro e inclusive no início de dezembro, então essa possibilidade proporcionada pelo El Niño permite que em algum momento novamente tenhamos mais instabilidades.”
Leia mais notícias de Blumenau e região
Santa Catarina tem 17 municípios em situação de emergência, sendo 4 no Alto Vale do Itajaí