As fortes chuvas que atingem a região do Vale do Itajaí desde a última quinta-feira (2) causaram transtornos também em Gaspar.
A Defesa Civil do município registrou seis ocorrências até a manhã desta sexta-feira (3). Foram registrados três alagamentos em via pública, um alagamento em propriedade particular, um deslizamento em via pública e um deslizamento em residência nos bairros Gaspar Alto, Gasparinho, Gaspar Grande, Santa Terezinha e Figueira.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
O nível do Rio Itajaí-Açu está dentro da normalidade, com 3,75 metros. No entanto, a Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos, devido ao solo encharcado.
Pessoas que residem próximas a encostas e áreas de risco devem ficar atentas a qualquer movimentação. Caso percebam algum movimento do solo, a orientação é ligar imediatamente para o número 199 e, em casos mais graves, sair de casa e procurar abrigo.
Em casos de alagamentos ou acúmulo de água em vias, é importante evitar o contato com as águas e não dirigir nessas áreas. Também evitem transitar em pontilhões e pontes submersas e tenham cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
As equipes da Prefeitura de Gaspar e da Defesa Civil permanecem de plantão pelo número 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236 – 2147, realizando monitoramento constante das áreas de risco.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Defesa Civil de Blumenau registra 44 ocorrências nas últimas horas