A Defesa Civil de Rio do Sul, no Alto Vale, já está avaliando os modelos climáticos de chuva previstos para esta semana no Estado. Com previsão que varia de 80 a 150 milímetros a partir de quarta-feira (22), o órgão alterou a cota de inundação para 12 metros e a cota de atenção para 13 metros.
Para se chegar a este cenário, existe a previsão do nível do rio baixar gradativamente até quarta-feira, mas é necessário também considerar que as barragens de Ituporanga e Taió estão com toda a sua capacidade comprometida. Ao todo, há 21 abrigos abertos, com 1.838. Segundo o município, a estimativa é de que 6.900 pessoas estejam desalojadas no momento.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
O prefeito José Thomé avalia que a cidade poderá novamente passar por momentos de tensão, por nova elevação do nível do rio na cidade, mas, ao mesmo tempo, orienta que as pessoas que estão em processo de limpeza de suas casas ou empresas, podem continuar nesse processo, mas por prudência, não retornem com equipamentos ou móveis.
“O cenário é desolador por prevermos mais uma subida do rio, em níveis de 12 metros ou até mais. Vamos avaliar a condição dos diferentes modelos ao longo dos dias e divulgar alterações, mas os moradores precisam estar cientes e entender que mexemos na cota já por prudência prevendo um volume considerável de chuva na semana”, destacou.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Homem é preso por porte ilegal de arma em Ascurra; Vizinhos ouviram disparos e polícia foi chamada
SC tem mais de 70 municípios em situação de emergência e quase 6 mil pessoas desabrigadas
Santa Catarina volta a ter ocorrência de chuva a partir desta terça-feira