InícioBlumenauCurso de Medicina em Blumenau recebe certificação internacional e permite estágios fora...

Curso de Medicina em Blumenau recebe certificação internacional e permite estágios fora do país

Uma certificação exclusiva em Santa Catarina foi confirmada esta semana para o curso de Medicina da Universidade Regional de Blumenau. O parecer de Curso Acreditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) possibilita a realização de estágios em instituições internacionais aos estudantes e médicos formados. O Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) foi implantado pelo Conselho Federal de Medicina em 2017 e segue os parâmetros da Federação Mundial para Educação Médica.

Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Para o processo de acreditação são analisados 80 critérios, como corpo docente, carga horária e funcionamento do curso. Os aspectos observados envolveram uma autoavaliação institucional e, posteriormente, uma avaliação in loco feita por uma comissão formada por três profissionais médicos e um estudante de medicina que, no caso da FURB, veio da USP.

“Foram três dias bem exaustivos, a comissão quis conhecer toda a estrutura, desde os laboratórios em geral, laboratório de anatomia, salas de aula, departamento de medicina e a biblioteca. Depois, visitaram as estruturas da cidade que os estudantes frequentam em diferentes fases do curso, como o Hospital Santa Isabel e o Hospital Santo Antônio, postos de saúde, ambulatórios gerais e a Policlínica e Hospital Universitário, no campus 5 da Universidade. Tudo isso para saberem como funciona o curso e ver onde os estudantes estão inseridos”, relembra o coordenador do curso de Medicina da FURB, Leandro José Haas.

Além disso, a comissão ouviu cerca de 200 estudantes do curso de Medicina, bem como, os professores do curso. A certificação da FURB é válida até 2029, vinculada à apresentação e aprovação do relatório de acompanhamento em outubro de 2026. O certificado será entregue no dia 30 de novembro, na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Homem é preso em Blumenau após furtar moto para trocar por drogas

PM suspeito de envolvimento em operação contra moradores de rua em Itajaí é preso

Famílias terão que deixar permanentemente casas localizadas na Rua Germano Grosch, em Blumenau; entenda

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com