Uma certificação exclusiva em Santa Catarina foi confirmada esta semana para o curso de Medicina da Universidade Regional de Blumenau. O parecer de Curso Acreditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) possibilita a realização de estágios em instituições internacionais aos estudantes e médicos formados. O Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) foi implantado pelo Conselho Federal de Medicina em 2017 e segue os parâmetros da Federação Mundial para Educação Médica.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Para o processo de acreditação são analisados 80 critérios, como corpo docente, carga horária e funcionamento do curso. Os aspectos observados envolveram uma autoavaliação institucional e, posteriormente, uma avaliação in loco feita por uma comissão formada por três profissionais médicos e um estudante de medicina que, no caso da FURB, veio da USP.
“Foram três dias bem exaustivos, a comissão quis conhecer toda a estrutura, desde os laboratórios em geral, laboratório de anatomia, salas de aula, departamento de medicina e a biblioteca. Depois, visitaram as estruturas da cidade que os estudantes frequentam em diferentes fases do curso, como o Hospital Santa Isabel e o Hospital Santo Antônio, postos de saúde, ambulatórios gerais e a Policlínica e Hospital Universitário, no campus 5 da Universidade. Tudo isso para saberem como funciona o curso e ver onde os estudantes estão inseridos”, relembra o coordenador do curso de Medicina da FURB, Leandro José Haas.
Além disso, a comissão ouviu cerca de 200 estudantes do curso de Medicina, bem como, os professores do curso. A certificação da FURB é válida até 2029, vinculada à apresentação e aprovação do relatório de acompanhamento em outubro de 2026. O certificado será entregue no dia 30 de novembro, na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Homem é preso em Blumenau após furtar moto para trocar por drogas
PM suspeito de envolvimento em operação contra moradores de rua em Itajaí é preso