Nesta sexta (17), equipes da Defesa Civil de Santa Catarina se deslocaram para José Boiteux, no Alto Vale, para fazer o fechamento da segunda comporta na barragem Norte. De acordo com a pasta, o fechamento começou às 12h10 e foi concluído às 12h54. A barragem tem duas comportas, sendo que a primeira está fechada desde do dia 8 de outubro, quando um cilindro emperrou impossibilitando a abertura.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Vale lembrar que a barragem Norte é a maior do Estado, com capacidade para conter 357 milhões de metros cúbicos de água. Além disso, ela influencia diretamente no nível do rio em Blumenau, ajudando a reduzir em até dois metros o nível do rio Itajaí-Açu no município.
Outras barragens
Além disso, a barragem de Ituporanga está com quatro comportas fechadas e uma aberta, com 80,17% da capacidade comprometida. Já a barragem de Taió está com as sete comportas fechadas e 70,01% da capacidade comprometida.
A chuva se intensificou no Estado desde a quinta (16) principalmente no Oeste, Planalto Sul e Sul, mas ao longo do dia ela se estendeu para o Vale do Itajaí, com maior concentração no Alto Vale, condição que segue ao longo desta sexta-feira (17).
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Coronel Armando Schroeder, detalha às ações que estão sendo realizadas em relação barragens. “A gente vinha trabalhando no intuito de esvaziar ao máximo as barragens, de forma que elas pudessem captar toda a água que viesse e isso foi feito. Nós temos em Taió as sete comportas fechadas e o canal extravasor fechado. Em Ituporanga nós estamos com quatro comportas fechadas, a quinta nós não estamos com condições de fechar, houve um problema técnico, e o canal extravasor fechado. E José Boiteux nossa equipe fez o fechamento da segunda comporta. Essa são as ações que a gente tem desencadeado nesse momento e, óbvio, a gente continua em contato com as Defesas Civis dos municípios para trabalharmos em conjunto”, destacou.
A Defesa civil reforça o pedido para que as pessoas fiquem atentas, principalmente aquelas que moram em áreas de risco.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Alto Vale do Itajaí concentra os maiores volumes de chuva nos últimos dias em SC
Duas pessoas morrem após carro ser arrastado por correnteza em Taió
Blumenau enfrenta a 6ª enchente em menos de dois meses; Defesa Civil fala sobre projeção e riscos