InícioBlumenauCom projeto para deslizamento de terra, japoneses da JICA voltam a visitar...

Com projeto para deslizamento de terra, japoneses da JICA voltam a visitar Blumenau

A Defesa Civil de Blumenau recebeu nesta terça-feira (21), os integrantes da Japan Internacional Cooperation Agency (JICA) e do técnico do Ministério do Desenvolvimento Regional. A vinda da comitiva japonesa ao Brasil é uma continuidade do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Desastres Naturais (Gides), iniciado em 2016.

Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

O Japão, por ser um país referência em obras de engenharia contra fenômenos climáticos, como terremotos, maremotos e movimentação de massa, defende o uso de uma metodologia conhecida como projeto de Barragem Sabo. Trata-se de uma obra de contenção de autoria japonesa que propõe uma técnica para absorver e conter todo tipo de detrito em um eventual deslizamento de terra, expelindo apenas a água e amenizando o peso e o impacto na hora da queda da barreira.

Conforme o secretário da Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, a cidade de Blumenau foi selecionada pela metodologia japonesa por conta de todo histórico de deslizamentos no município. “Várias áreas afetadas foram apresentadas aos integrantes da JICA desde a primeira visita deles aqui na cidade e o local considerado por eles como adequado para receber o projeto Sabo é na região da Velha Central, onde um grave deslizamento, ocorrido em 2008, afetou a Rua José Rautenberg e imediações”, considera.

A comitiva japonesa inclusive acompanhada do corpo técnico da Defesa Civil e dos engenheiros da Secretaria Municipal de Obras (Semob) visitaram nesta terça-feira, a Rua José Rautenberg para uma avaliação de campo mais aprofundada.

Foto: Divulgação/Marcelo Martins

O coordenador de mitigação e obras de contenção do Ministério de Desenvolvimento Regional, Érico de Castro Borges, destacou que Blumenau é uma das três cidade brasileiras selecionadas pelo Japão como projeto piloto a receber a Barragem Sabo. “Em todas elas estamos trabalhando no desenvolvimento do projeto, para que assim que toda topografia e análise das áreas forem concluídas, possamos avançar para a execução destas obras”, avalia. Além de Blumenau, as outras duas cidade brasileiras que fazem parte dos projetos pilotos são os municípios cariocas de Teresópolis e Nova Friburgo.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Homem comunica falso roubo de veículo para ficar com dinheiro do seguro em Blumenau

Trecho da BR-470 em Pouso Redondo é liberado para veículos, mas obras acontecem no local

Kelber Pereira vai enfrentar Júri Popular nesta quarta-feira em Blumenau

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com