No fim de tarde deste sábado (18), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atualizou os dados das ocorrências atendidas no estado diante das chuvas. Até o momento, pelo menos 1.367 atendimentos foram realizados em 105 municípios. Mais de 650 bombeiros estão empenhados nos trabalhos.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel Fabiano de Souza, destaca que o Alto Vale do Itajaí é a região de maior preocupação no momento, e que as mortes ocorridas poderiam ter sido evitadas.
“Sem dúvida nenhuma o maior número de ocorrências é no Alto Vale do Itajaí, principalmente Rio do Sul, mas as demais cidades também nos demandaram bastante até o momento. As mortes ocorridas nestes desastres de outubro e novembro, talvez todas, poderiam ter sido evitadas. Grande parte foram pessoas tentando atravessar áreas alagadas. Entendemos a população no intuito de querer ajudar, é valoroso, mas quando se faz sem habilitação, segurança e técnica, a pessoa se coloca em risco, o que pode levar à morte. Faça contato com os órgãos de segurança, e o mais importante, não se coloque em risco”.
Embora as chuvas tenham amenizado neste sábado, os estragos continuam atingindo a população e muitas pessoas necessitam de atendimento e ajuda. No Alto Vale do Itajaí, 19 equipes especializadas, sendo as Forças-Tarefa de 13 batalhões de bombeiros militar, estão atuando, com apoio de três caminhões de Força-Tarefa, um helicóptero e várias embarcações.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Vídeo: Pessoas são resgatadas em cima de telhado de casa em Trombudo Central
Santa Catarina tem 17 municípios em situação de emergência, sendo 4 no Alto Vale do Itajaí