Desde a tarde de quinta-feira, 16 até a manhã desta sexta-feira,17, o rio Itajaí- Açu em Blumenau já subiu cinco metros. A cidade amanheceu em condição de enchente, pela 6ª vez em menos de dois meses. O nível do rio chegou ao pico de 9,14m às 9h45 e apesar do Alerta Máximo, a expectativa é que não se eleve muito mais do que isso, de acordo com a Defesa Civil de Blumenau. Esta mesma medição de 9,14 foi apurada às 11h, o que dá sinais de estabilização do nível do rio.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Os anos de 1928, 1957 e 1983 registram quatro enchentes cada. Neste ano Blumenau bateu o recorde de enchentes. Foram seis registros até o momento, superando 1973, quando cinco foram registradas.
Um abrigo no bairro Itoupava Norte foi ativado em Blumenau para as famílias que necessitam. O acumulado de chuva passou dos 80 mm em poucas horas na cidade. Mas, a principal preocupação continua sendo queda de barreiras. Mais de 20 ocorrências já foram registradas pela Defesa Civil, a maioria deslizamentos de terra. O secretário de Defesa Civil de Blumenau, Coronel Carlos Olímpio Menestrina fala sobre os cuidados e os desafios de quando o solo já está encharcado.
A orientação é que a população fica atenta não só ao nível do rio e as projeções, mas principalmente rachaduras e encostas perto das residências. Qualquer ocorrência ou situação de emergência é importante ligar para a Defesa Civil no número 199 ou para o Corpo de Bombeiros Militar no número 193.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Alagamento e queda de barreiras deixam trechos da BR-470 interditados nesta sexta-feira
Duas pessoas morrem após carro ser arrastado por correnteza em Taió
Blumenau amanhece com enchente e condições de chuva; confira a previsão do tempo completa