Imagens mostram como está sendo o trabalho dos cerca de 80 militares da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada em Taió, no Alto Vale do Itajaí. A cidade, que sofre com a maior enchente de sua história, recebeu apoio do 23º Batalhão de Infantaria, de Blumenau, nesta segunda-feira (9). Desde lá, os militares estão trabalhando no resgate de pessoas, recebimento e distribuição de suprimentos essenciais.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
De acordo com a Prefeitura de Taió, na medição das 19h desta terça-feira (10), o nível do rio estava em 11,06m, situação de emergência. A Barragem Oeste, localizada no município, está com seis comportas fechadas e uma aberta, além disso, 23,30m já verteu. A barragem está com 107,90% de ocupação.
O município, com pouco mais de 18 mil habitantes, está enfrentando uma grande enchente, e o nível da água já superou o registrado na enchente de 2011. Segundo a Defesa Civil, nesta segunda-feira, o nível do rio chegou a 12,40 metros. Leia mais sobre a enchente em Taió neste link.
Veja o vídeo:
Doações
Diversos municípios, entidades e pessoas estão fazendo campanhas de arrecadação de doações para Taió, inclusive Blumenau.
Quem quiser contribuir pode, a partir das 18h desta quarta-feira (11), quando reabrirem os portões da Oktoberfest Blumenau, entregar doações em um container que ficará posicionado em frente à bilheteria, próximo ao Ginásio Galegão. Serão aceitos apenas produtos de limpeza e higiene pessoal e alimentos não perecíveis. Roupas não são necessárias.
Além disso, o município de Taió está disponibilizando uma chave PIX e uma conta corrente para doações em dinheiro:
Leia mais notícias de Blumenau e região
MPSC recomenda que Bombinhas pare de cobrar taxa de preservação ambiental para entrar no município
Blumenau: Aulas da Pró-Família retornam nesta quarta-feira
Apenas dois abrigos, continuam ativos em Blumenau, sete já foram desativados
Governo do Estado envia 50 mil litros de água para Rio do Sul