InícioLitoralVídeo: Moradores de rua são escoltados pela PM de Itajaí para Balneário...

Vídeo: Moradores de rua são escoltados pela PM de Itajaí para Balneário Camboriú; operação não foi institucional

Uma cena tem repercutido nesta terça-feira (31) nas redes sociais. Um vídeo mostra um grupo de aproximadamente 40 pessoas em situação de rua sendo escoltados pela Polícia Militar de Itajaí, no litoral Norte, para Balneário Camboriú, cidade vizinha. A Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Ciro Adriano da Silva, informou que a situação não se tratava de uma operação policial institucional e que foi feita “à revelia e sem conhecimento do Comando do Batalhão”.

Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

De acordo com informações, os moradores de rua foram agredidos e obrigados a deixar o município, sendo escoltado a pé até a cidade vizinha. O grupo ainda teria dormido às margens da rodovia, na altura do km 127, entre Itajaí e Balneário Camboriú.

Por meio de nota, a prefeitura de Balneário Camboriú se manifestou sobre o caso, explicando que a situação chegou ao conhecimento da secretaria de Assistência Social do município na madrugada desta terça-feira.

Leia a nota na íntegra:

“A Abordagem Social de Balneário Camboriú , recebeu um comunicado da Guarda Municipal, por volta das 3h, desta terça-feira (31), que pessoas em situação de Rua, haviam sido levadas pela Polícia Militar de Itajaí e abandonadas na BR-101, com sinais de agressão. A Abordagem se deslocou até onde aproximadamente 40 pessoas estavam concentradas, para realizar o atendimento e fez contato com a Secretaria de Assistência Social. Às 8h30 da manhã, Itajaí encaminhou uma equipe de Assistência Social, para encaminhar essas pessoas ao Centro Pop do Município“.

Pelas redes sociais, a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú, Christina Barichello, definiu a situação como inadmissível. “Estávamos à noite inteira, a madrugada inteira, resolvendo uma situação inadmissível onde mais de 30 pessoas em situação de rua foram conduzidas, foram machucadas, foram espancados e ainda com o recado ‘podem ir para o inferno, vão para Balneário Camboriú ou para qualquer lugar menos Itajaí’. Gente, isso não é inclusão, o que está acontecendo?!“, relatou indignada.

Polícia Militar de Itajaí se manifesta

Nesta terça-feira, após o assunto vir à nota nas redes sociais, a Polícia Militar de Itajaí se manifestou sobre o caso e destacou que a operação não foi institucional, que o caso será apurado por meio de um inquérito e que os responsáveis vão responder pela ação. A nota é assinada pelo comandante 1º Batalhão de Polícia Militar de Itajaí, Tenente-Coronel Ciro Adriano da Silva.

Leia na íntegra:

“Sobre a informação de que pessoas em situação de rua foram retiradas da
cidade de Itajaí sendo conduzidas até a BR 101, o 1º Batalhão de Polícia Militar
esclarece que:

  1. Não se tratava de uma operação policial institucional e integrante de
    planejamento prévio, tendo sido feita à revelia e sem conhecimento de do
    Comando do Batalhão;
  2. As operações pela Polícia Militar que tem como foco as pessoas em
    situação de rua são realizadas em conjunto com outros órgãos, em
    especial a Assistência Social, a fim de assegurar as garantias
    fundamentais e dar o correto encaminhamento dentro do rol de direitos
    que estas pessoas possuem;
  3. Por fim, ressaltamos que este fato será apurado mediante IPM (Inquérito
    Policial Militar), para saber os motivos em que tal situação ocorreu; bem
    como, após a conclusão das devidas investigações, os responsáveis
    possam ser identificados e devidamente responder perante a legislação
    vigente a cerca de seus atos
    “.

Veja o vídeo:

Leia mais notícias de Blumenau e região

Comporta da Barragem Norte, em José Boiteux, é fechada

Autor de ataque à creche de Blumenau vai enfrentar o júri popular

Prefeitura de Pomerode vai abrir concurso público e processo seletivo; veja as vagas

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com