O Alto Vale do Itajaí ainda está em alerta nesta segunda-feira (9), por conta do nível dos rios que cortam a região. A cidade de Taió foi bastante castigada com a enchente e, por isso, o comando dos Bombeiros reforçou o trabalho na cidade. As equipes atuam, principalmente, na retirada de famílias das áreas de risco. Às 9h, o nível do rio atingiu 12,33 metros.
Taió já enfrentava inundações graves, mas a situação piorou no final do domingo (8), e nas primeiras horas desta segunda-feira, com a chegada de uma segunda onda, resultante da vazão gerada pelas chuvas intensas registradas na bacia do Rio Itajaí-Açu entre a tarde e a noite do domingo.
Segundo a Defesa Civil, 200 pessoas estão desabrigadas por conta das chuvas que atingem a região. A água já atinge o segundo piso dos imóveis.
O nível da água superou o registrado na enchente de 2011, quando ocorreu a maior cheia recente da cidade, de acordo com a prefeitura. O município tem 18,3 mil habitantes.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
“Taió foi uma cidade que demandou muito os nossos serviços já no final da tarde e inicío da noite do domingo. Reforçamos o trabalho na noite e nesta madrugada. Nossos bombeiros atuaram na retirada de pessoas que estavam no segundo pavimento das suas residências e não contaram que a água subiria tanto. Agora pela manhã, uma aeronave nossa está no município para prestar o atendimento e todas as equipes de reforço vão permanecer em Taió”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Fabiano de Souza.
O rio na localidade do Alto Vale do Itajaí atinge níveis poucas vezes observados antes na história da cidade e superava a cota de 12 metros na madrugada desta segunda-feira. Só no Alto Vale, os bombeiros atenderam mais de 200 ocorrências no último domingo.
Nas redes sociais o prefeito Horst Alexandre Purnhagen, fez um apelo por ajuda. Veja
Leia mais notícias de Blumenau e região
Secretaria de Saúde de Blumenau mantém atendimento nas unidades e serviços nesta segunda-feira