A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu, na noite desta sexta-feira (13), uma nota hidrológica informando que a Barragem Norte, de José Boiteux, no Alto Vale, verteu. O vertimento aconteceu às 22h05. Este é um fato histórico, já que, desde a sua construção, a barragem nunca havia vertido.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Ainda na nota, a Defesa Civil destacou que o vertimento das barragens é uma operação controlada e monitorada por uma equipe técnica. “Os níveis dos rios do Médio Vale do Itajaí estão em declínio e o efeito do vertimento não deve alterar esta tendência“, disse.
O coordenador de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil estadual, Frederico Rudorff, explicou ainda que a barragem é projetada para reter um grande volume de água. “A barragem de José Boiteux, por exemplo, tem uma capacidade de até 357 milhões de metros cúbicos de água, sendo a maior barragem do nosso sistema de controle de cheias no Vale do Itajaí“, disse.
Como funciona?
Quando a barragem está próxima de atingir 100% de sua capacidade, o vertedouro é acionado. O vertedouro é uma estrutura projetada para liberar e aliviar o excesso de água. É um processo altamente controlado, começando com um pequeno fluxo de água e aumentando gradualmente. “Portanto, é uma situação segura, pois a barragem foi projetada para isso e está desempenhando seu papel no controle das enchentes no Vale do Itajaí”, explica Rudorff.
Segundo o governo de Santa Catarina, uma vistoria técnica realizada por engenheiros da Secretaria de Infraestrutura foi feita no local e confirmou a segurança de todas as estruturas que compõem a barragem de José Boiteux, que voltou a ser operada pelo Estado neste ano.
Com a diminuição das chuvas, os níveis dos rios em José Boiteux, Ibirama, Apiúna, Ascurra, Indaial e Blumenau continuam a baixar. Essa situação deve se manter nos próximos dias, mesmo com o vertimento da barragem. É possível que o nível do rio em José Boiteux tenha uma leve elevação, mas isso não representa nenhum risco de inundação para o município, conforme o monitoramento dos rios realizado pela Defesa Civil.
Em Blumenau, o nível do rio Itajaí-Açu está diminuindo gradualmente. Na medição das 9h, o rio estava com 8 metros.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Governador diz que vai revitalizar barragens do Alto Vale
Associação de cervejarias se manifesta contra cancelamento da Oktoberfest Blumenau
Queda de barreira deixa rua de Indaial totalmente interditada