InícioGasparVeja a projeção para o nível do Rio Itajaí-Açu em Gaspar

Veja a projeção para o nível do Rio Itajaí-Açu em Gaspar

A Defesa Civil de Gaspar, no Vale do Itajaí, está em estado de alerta por conta do retorno da chuva em Santa Catarina. O nível do Rio Itajaí-Açu atingiu 7,10 metros acima da normalidade às 18h. Em Gaspar já choveu 100mm, mais do que estava previsto. A projeção é que o Rio Itajaí – Açu atinja a marca de 7,60m, às 2h.

Além da projeção de 7,60, segundo o professor Ademar Cordeiro, professor da FURB, profissional que desenvolveu as cotas de enchente do município, o nível do Rio Itajaí-Açú, em Gaspar, pode chegar de 8 metros no início da manhã de sexta-feira (13). A população deve permanecer em alerta.

Ruas atingidas

As primeiras ruas atingidas na cidade, com a cota a partir de 6,20, são as ruas: Avenida Hilberto Gaertner, Rua Alfazema, Rua Alício Hugo Hostins, Rua Amor Perfeito, Rua Costa Rica, Rua das Palmeiras, Rua Flor de Laranjeira, Rua Francisco Wessling, Rua Heinrich Gorisch, Rua Lírio, Rua Maestro Egon Bohn, Rua Magnólia, Rua Maria da Silva, Rua Olga Sabel, Rua Petúnia, Rua Rio do Sul e Rua Sertão Verde. A cota de enchente completa está disponível no site da Defesa Civil, no app Alerta Gaspar e no anexo dessa matéria.

Devido aos acumulados de chuva observados nos últimos dias, somados ao observado neste novo evento, Gaspar corre risco de inundações e principalmente deslizamentos.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Nesta quinta-feira (12), até às 18h, foram atendidas 23 ocorrências, sendo sete deslizamentos em propriedade particular, cinco deslizamentos em via pública e cinco alagamentos em via pública, duas quedas de árvore e um destelhamento. A equipe da Defesa Civil está nas ruas fazendo o levantamento das ruas alagadas da cidade.

A Defesa Civil orienta as pessoas que residem em ruas onde a cota de enchente varia entre 7m a 8m retirarem seus móveis de dentro de casa, devido à água que está descendo do Alto Vale e as novas chuvas que acontecem. Além disso, o município possui alguns ribeirões que podem represar água.

O abrigo para pessoas, na Comunidade Santa Terezinha, na Rua Barão do Rio Branco, em frente a padaria Nicoletti, recebe atualmente 34 pessoas desabrigadas. Pessoas desabrigadas podem procurar o local e se necessário, guardar seus móveis lá também.

Para quem precisa de um espaço para guardar os móveis, os abrigos da Escola Profª Dolores Luzia Krauss, no bairro Figueira, São Judas Tadeu na Margem Esquerda e a Escola Arnoldo Agenor Zimmermann, no Bela Vista, o atendimento segue normalmente. A comunidade do bairro Lagoa que precisar guardar seus móveis, acionar o telefone 47 99101-9335. No momento, temos 28 mudanças da comunidade divididas entre os abrigos.

As equipes da Prefeitura de Gaspar e da Defesa Civil permanecem em plantão pelo número 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236 – 2147, realizando monitoramento constante das áreas de risco.

Ruas interditadas:
Rua Manoel da Pedra, Gaspar Mirim;
Rua Fausto Dagnoni, Gasparinho;
Rua Paulo Arquelau Roncaglio, Barracão;
Rua Amadio Beduschi, Barracão.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Festa do Imigrante, em Timbó, é suspensa nesta quinta

Projeção da Defesa Civil indica que nível do rio, em Blumenau, pode atingir 11 metros hoje

Oktoberfest é suspensa nesta quinta-feira por conta da chuva

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com