Uma das datas em que a comunidade tira para expressar o luto, a saudade e realizar homenagens aos falecidos é o dia de finados, que será nesta quinta-feira (2). Com a chegada do feriado, as famílias se mobilizam para deixar os túmulos dos entes queridos limpos e organizados. Levando em consideração o aumento significativo de pessoas ao cemitério, a Prefeitura de Gaspar, no Vale do Itajaí, vem orientando os cidadãos sobre a limpeza dos túmulos.
A limpeza do cemitério em geral, das áreas comuns, é realizada pelo município. Durante as últimas semanas o cemitério vem reforçando a limpeza, visando deixar um ambiente mais limpo e agradável, porém, as chuvas persistentes têm prejudicado os serviços.
Já a limpeza de cada um dos túmulos é de responsabilidade da família, bem como a aquisição de produtos e materiais. O cemitério municipal disponibiliza algumas torneiras espalhadas pelo local.
A orientação é que a comunidade opte por levar a água em baldes e não utilize mangueiras, para que todos possam usufruir da água sem um longo tempo de espera. Durante o período próximo ao feriado, o cemitério proíbe o uso de lava jato para a limpeza dos túmulo. A colocação de vasos de flores permanece proibida por conta da proliferação de mosquitos da Dengue.
A utilização do equipamento pode ser em outros períodos do ano, contatando a direção do cemitério com antecedência. Devido às obras de ampliação de rede do Samae e o alto consumo, que ocasionam eventuais interrompimentos na distribuição de água, o município vai providenciar equipamentos de armazenamento de água extras nessa semana.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
O horário de funcionamento do cemitério é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Para realizar a limpeza, a comunidade pode acessar o cemitério em qualquer dia e horário. Durante o feriado o cemitério estará em plantão, atendendo normalmente, exceto com o recadastramento de túmulos.
As ruas dentro do cemitério ficarão abertas durante o feriado, sendo possível estacionar o carro em um dos lados da via, onde não afete o fluxo do trânsito no local. Como são poucas vagas, o restante dos veículos deverão ficar estacionados em frente à Capela Mortuária ou nos arredores do cemitério municipal.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Previsão de chuva eleva cota de inundação em Rio do Sul para 9 metros
Mais de 14 mil doses foram aplicadas durante a campanha de multivacinação em Blumenau
Blumenau recebe nova viatura dos Bombeiros com auto escada mecânica