Com o propósito de preservar parte da cultura germânica, a 38ª Oktoberfest Blumenau contou pela primeira vez com apresentações dos alunos do Projeto Fábrica de Gaiteiros da Vila Itoupava.
Ao todo, foram realizadas três apresentações, onde os visitantes puderam conhecer músicas típicas alemãs tocadas em um dos instrumentos mais populares do Sul do país – a gaita.
A ação teve como objetivo incentivar a cultura, manter vivas as tradições e proporcionar um momento único para os alunos. “Fizemos essa ação para proporcionar aos alunos momentos que ficarão na memória. Nós, do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava (CTC), programamos apresentações em diversos eventos na cidade e em outros municípios. Damos a oportunidade para crianças e jovens estarem próximos da cultura e da tradição, aprendendo a tocar novos instrumentos, levando todo o aprendizado para sua caminhada pessoal, para a família e também para a comunidade”, afirma o gerente do CTC, Claudiomir Alves do Amaral.


Segundo o intendente distrital da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva, a iniciativa foi sugerida pelo prefeito Mário Hildebrandt, visando criar mais uma vitrine para os alunos e valorizando o potencial artístico, divulgando o projeto Fábrica de Gaiteiros.
“Essa é uma ação muito concreta da Prefeitura de Blumenau, fomentando a valorização da cultura e da tradição alemã, voltada para a música, gerando inclusive contatos entre os alunos e familiares com músicos profissionais, rede esta que pode criar diferenciais profissionais para aqueles que quiserem seguir na área artística”, destaca.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Sobre as aulas de gaita
O projeto Fábrica de Gaiteiros oferta aulas gratuitas no Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava. A ação, voltada para crianças de 6 a 16 anos, é desenvolvida por meio de convênio entre a Intendência Distrital e o Instituto Renato Borghetti.
Cerca de 50 alunos participam de encontros semanais de uma hora, às segundas e terças-feiras, durante um ano. O objetivo da ação é promover a cultura por meio da formação com acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na Região Sul do Brasil como gaita de oito baixos.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Vídeo: “É o sustento da minha família”, diz caminhoneiro ao encontrar veículo furtado
Inscrições para o Concurso de Jardins de Blumenau estão abertas; veja como participar