O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, chegou a Blumenau na manhã desta quarta-feira (11) para tratar das enchentes no Vale do Itajaí e assinar a concessão da gestão das águas para o Estado de Santa Catarina.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
O ministro foi recebido pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e pelo governador Jorginho Mello. Ele fará uma visita ao Morro da Pedreira na cidade, e depois participará de uma reunião fechada com os prefeitos da região.
Na cidade, o ministro assinará a concessão da gestão das águas, feita atualmente pela ANA (Agência Nacional de Água) para todo o Estado. Na prática, o governo terá autonomia para decidir sobre águas de outorga ou de gestão de barragens, por exemplo, como já ocorre em outros estados.
Logo após, ele participará de uma coletiva de imprensa, no Salão Nobre da Prefeitura, depois segue para Rio do Sul e Taió, que sofrem com a enchente.

Entre as medidas já tomadas pela pasta, está a autorização de repasse de mais de R$ 1,2 milhão ao governo do estado para ações de para execução de ações de defesa civil e de assistência humanitária, como compra de cestas básicas, água e itens de higiene pessoal, entre outros. O ministério adiantou à reportagem da Agência Brasil que mais recursos serão liberados nos próximos dias.
Nesta terça-feira (10), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) publicou uma portaria em que reconhece a situação de emergência de 82 municípios atingidos pelas fortes chuvas.
Com essa medida, os municípios podem solicitar ao governo federal recursos para ações de defesa civil, que, além do atendimento à população, também incluem restabelecimento de serviços essenciais e desobstrução de ruas e, em um segundo momento, reconstrução de infraestrutura e moradias destruídas pelo desastre.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Defesa Civil de SC alerta para novo período de chuva forte a partir desta quarta
VoxxClub, sucesso da Oktoberfest Blumenau, chega para apresentação de retomada da festa