Na manhã deste sábado (21), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, esteve em Blumenau e se reuniu com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, prefeitos e coordenadores das Defesas Civis das 53 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve), Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi). Líderes da sociedade civil e secretários de Estado também participaram do encontro, que teve como objetivo garantir recursos de maneira célere para ajudar os municípios atingidos pelas fortes chuvas no trabalho de reconstrução.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Mais de 140 municípios catarinenses decretaram situação de emergência por causa das chuvas, porém a região do Alto Vale do Itajaí foi uma das mais atingidas, com quatro municípios, Laurentino, Rio do Oeste, Taió e Rio do Sul, decretando situação de calamidade pública.
O governador Jorginho Mello disse que a situação ainda é delicada. Apesar das chuvas volumosas terem dado uma trégua, parte de cidades ainda está debaixo d’água. “Ontem estive em Três Barras e percorri alguns bairros e um abrigo da cidade onde estão 400 pessoas. Ainda temos muito o que fazer, mas destaco aqui a ação efetiva das nossas forças de segurança quanto ao alerta das chuvas e a pronta resposta. O Governo do Estado alertou os moradores evitando que a situação se agravasse e durante as chuvas agiu rapidamente”, ressaltou o governador.

O ministro Alexandre Padilha destacou que a prioridade do Planalto é a resposta federal às tragédias em função das chuvas em Santa Catarina. “Estamos aqui em parceria com o Governo do Estado e com os municípios nesse momento difícil. Vamos fazer uma força-tarefa para agilizar a reconstrução das cidades e garantir os recursos federais para o Estado. Foi um dia para ouvirmos todas as demandas e poder articular essa ajuda com os ministérios e com o Congresso Nacional”, disse o ministro, destacando que o governo Federal disponibilizou R$ 140 milhões para reconstrução de estradas destruídas pelas cheias.
Ele também falou da importância dos municípios se organizarem formalmente para o recebimento de recursos. “O apoio de recursos da Defesa Civil Nacional depende do plano de ação. Nos últimos dias nós encaminhamos técnicos para Santa Catarina para ajudar os municípios. E estamos aqui novamente para tirar todas as dúvidas” reforçou o ministro.
Entre outras ações do governo federal para Santa Catarina estão a liberação do FGTS, a antecipação do pagamento do Bolsa Família para as famílias beneficiárias dos municípios afetadas e, além disso, o ministro ainda destacou que as famílias que perderam suas casas na enchente serão prioridade no Minha Casa Minha Vida.

Para os prefeitos essa conexão mais próxima com o governo facilita a alocação de recursos provenientes dos ministérios. O prefeito de Blumenau e presidente da Amve, Mário Hildebrandt, reforçou a necessidade dos poderes de caminharem juntos para uma resposta mais efetiva. “Hoje foi um dia importante, porque estivemos reunidos para discutir um assunto tão sério e recorrente em Santa Catarina que são as enchentes. Estamos buscando soluções para minimizar a burocracia e agilizar os recursos. E também abordando assuntos como obras que possam evitar novas cheias. São necessárias obras estruturantes, e estamos trabalhando para isso“, enfatizou.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Veja como está a situação das rodovias federais em SC que tiveram estragos por causa das chuvas
Homem morre após levar choque elétrico enquanto trabalhava
Preço da gasolina diminui e do diesel aumenta para distribuidoras