A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, cancelou as aulas para esta quinta-feira (5), na E.E.B. Professor Rudolfo Günther, no bairro Gaspar Alto, devido às chuvas que estão ocorrendo na região.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
De acordo com dados da Defesa Civil, o bairro registra quatro ocorrências provocadas pelas chuvas, incluindo deslizamentos, queda de árvores e alagamentos pontuais. Não houve nenhum dano na unidade de ensino, porém, para garantir a segurança da comunidade que transita no local, as aulas serão suspensas.
As aulas nas demais escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) atendem em horário normal.
Situação em Gaspar
O município está em estado de atenção devido ao nível do Rio Itajaí-Açu e ao risco de enchentes na cidade. Na medição realizada às 19h, a régua apontava 4,67 metros. A partir de 6,20 metros, a água pode começar a invadir as vias. Um abrigo no bairro Santa Terezinha, na Rua Barão do Rio Branco, será aberto para receber a população afetada. Equipes da Secretaria de Assistência Social e voluntários da Defesa Civil receberão a população com comida, roupas, banheiros, produtos de higiene e limpeza, e locais para descansar ou dormir.
As equipes da Defesa Civil seguem nas ruas monitorando e auxiliando a população. Qualquer emergência deve ser informada pelo telefone 199.
Nas últimas 24 horas, o município de Gaspar registrou um volume de aproximadamente 90mm de chuva. A situação na região do Alto e Médio Vale e em todo o Estado também está sendo monitorada. De acordo com o professor Ademar Cordeiro, professor da FURB, profissional que desenvolveu as cotas de enchente do município, o nível do Rio Itajaí-Açú, em Gaspar, pode chegar a aproximadamente 6m às 20h. A população deve permanecer em alerta.
Primeiras ruas atingidas
Ruas Petúnia e Costa Rica com 6,20 m
Avenida Hilberto Gaertner com 6,253 m
Rua Sertão Verde com 6,344 m
Rua Lino com 6,571 m
Rua Maestro Egon Bohn com 6,580 m
As demais vias podem ser encontradas na listagem abaixo ou através do site: https://defesacivil.gaspar.sc.gov.br/mapas/cotas-de-enchente.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Nível do rio Itajaí-Açu chega a 7,50 metros em Blumenau
FURB cancela aulas desta quarta por conta das chuvas
Desfile de abertura da Oktoberfest Blumenau é adiado para esta quinta