Muitas doenças podem ser transmitidas no contato direto com a água da enchente. As inundações oferecem riscos imediatos e futuros à saúde das pessoas. Por isso, a Prefeitura de Blumenau fez um alerta neste domingo (29) aos moradores neste período das cheias.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Em situações de emergência é essencial tomar cuidado com a água, os alimentos e com a higiene, porque doenças, como a leptospirose e o tétano, podem ser transmitidas. O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, diz que medidas de segurança, como manter a higiene das mãos e utilizar botas e luvas, podem prevenir a transmissão de doenças e demais riscos que podem afetar a saúde dos atingidos.
“De imediato devemos lembrar os moradores de não consumir, de maneira alguma, alimentos que tenham tido contato com a água da inundação, porque é possível que não estejam em condições adequadas”, acrescenta.
Doenças em decorrência da enchente
A leptospirose normalmente se espalha pela água suja e é transmitida por uma bactéria presente na urina de roedores. “Se o morador entrou em contato direto com a água da enchente e apresentar sintomas como febre, dores de cabeça e musculares, principalmente na região da panturrilha, vômito, diarreia e tosse, deve procurar a sua unidade de saúde de referência, que a equipe está orientada a observar os sintomas”, aconselha Lanzarin.
O tétano também é uma doença grave causada por uma bactéria que pode estar presente em objetos de metal trazidos pela água da enchente. “Além dessas e de outras doenças, um ambiente com entulhos e destroços aumenta o risco de acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras. Caso encontre algum desses animais, evite o contato direto e acione a Vigilância Epidemiológica (Vigep) no (47) 3381-7705”, orienta o secretário.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Fotos: Último sábado da 38ª Oktoberfest vira palco de casamento especial