Policiais rodoviários federais flagraram, na noite desta terça-feira (24), na BR-470 em Blumenau, uma dupla transportando 20 aves silvestres caçadas ilegalmente no porta-malas de um carro.
Os pássaros da espécie “Trinca-Ferro”, protegidas por lei, estavam em “gaiolas” improvisadas em caixas de sapato dentro de um HB20 placas de São João Batista.
O motorista e passageiro envolvidos eram os mesmos de outras três ocorrências semelhantes, flagradas pela PRF na BR-470, nos últimos dois meses. A primeira aconteceu dia 28 de agosto, em Blumenau, quando a dupla transportava 19 aves. O segundo flagrante ocorreu dia 04 de setembro, também em Blumenau, onde havia 21 aves silvestres no porta-malas.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
A terceira abordagem foi dia 16 de setembro, quando os mesmos homens foram flagrados com 18 aves na BR-470 em Rio do Sul, no Alto Vale.
Os pássaros ficaram aos cuidados do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Blumenau para posterior reintegração à natureza. Os dois homens, ambos com 36 anos e moradores de Itajaí, vão responder, mais uma vez, a Termo Circunstanciado pelo crime de apanhar e transportar espécimes da flora silvestre.
O crime, previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98, é considerado de menor poder ofensivo e prevê detenção de seis meses a um ano após a condenação judicial.
A PRF alerta que a caça e o transporte de animais silvestres são crimes ambientais e que os infratores podem responder a processos judiciais e a multas que podem chegar a R$ 50 mil.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Informações sobre velório do jovem encontrado sem vida em mata de Gaspar são divulgadas
Vídeo: Tiroteio em Ilhota deixa duas pessoas mortas e uma em estado grave
Chuva SC: Municípios que abriram abrigos para até 49 pessoas vão receber auxílio de R$ 20 mil