A Defesa Civil de Rio do Sul, no Alto Vale, ampliou a cota de inundação da cidade para 9 metros, por conta das projeções de chuva nos próximos dias. Essa é uma medida temporária, para que o cidadão possa se prevenir e encaminhar a retirada de pertences e a saída de pessoas de maneira organizada de locais com esta cota, antes mesmo do retorno da elevação do nível do rio Itajaí-Açu. A expectativa é de que todo o Estado seja atingido por fortes volumes de chuva a partir desta sexta-feira (6).
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
A cota de alerta do município foi alterada para 10 metros, ou seja, quem está neste nível, deve estar preparado e se antecipar. É importante que os comunicados sejam respeitados pela comunidade, para organizar a retirada de mudanças, acesso a serviços essenciais, entre outros.
O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, se reuniu na tarde desta quinta-feira (5) com o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), composto por representantes de secretarias municipais, órgãos de segurança, entidades, vereadores, entre outros, para deliberar sobre os assuntos de planejamento e atendimento da população em relação à enchente.
“Nós estamos com um planejamento amplo para atender a cidade com agilidade e sem criar pânico. A comunidade tem ajudado muito e é importante que continue atuando com calma, acompanhando os informes oficiais e organizando suas atividades preventivas. E caso precisar, acione o poder público através da Defesa Civil. Temos uma demanda enorme de serviços mas estamos unindo esforços para diminuir ao máximo os prejuízos”, afirmou o prefeito.
Em caso de emergência a população deve ligar no 199.
Leia mais notícias de Blumenau e região
38ª Oktoberfest Blumenau é suspensa por risco de enchente
Vídeo: Comunidade cobra manutenção de rua em Luiz Alves; “É buraco e lama”, dizem moradores
Rio Itajaí-Açu pode alcançar 12 metros em Blumenau no fim de semana, segundo Defesa Civil de SC