A Defesa Civil de Gaspar está em situação de alerta devido ao grande volume de chuvas e à previsão do tempo para as próximas horas. Até as 11h desta quarta-feira (4), foram atendidas 12 ocorrências pela Defesa Civil, e acumulou-se um total de 50 mm de chuva durante esse período. O nível do Rio Itajaí Açu está dentro da normalidade, com 1,02 m. As equipes continuam de plantão e atendendo às ocorrências. O município permanece em alerta de risco alto para deslizamentos.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Até agora, foram registradas cinco ocorrências de deslizamentos em propriedades particulares nos bairros Gaspar Mirim, Barracão, Gasparinho e Gaspar Grande; uma queda de árvore em via pública no bairro Gaspar Alto; dois alagamentos em vias públicas nos bairros Alto Gasparinho e Lagoa; três alagamentos em propriedades particulares nos bairros Figueira, Margem Esquerda e Gaspar Mirim; e uma ocorrência de destelhamento no Bairro Margem Esquerda.
Defesa Civil solicita que população acione 199 em caso de ocorrência
A Defesa Civil solicita que as famílias que residem próximas a morros e encostas estejam atentas a pequenos movimentos de terra, escoamento de água com barro e outras situações e que acionem o 199 ou o WhatsApp (47) 99236-2147 em caso de qualquer ocorrência para evitar maiores prejuízos. Além disso, a Defesa Civil continua emitindo alertas através do aplicativo, com notificações específicas para as regiões mais afetadas.
O órgão também reforça o aviso para que as pessoas não tentem fazer reparos no dia de hoje. Subir em escadas, telhados e árvores é extremamente perigoso nessas condições, por isso, a orientação é sempre acionar o 199. Até o momento, não foi necessário suspender nenhum serviço público. As aulas estão mantidas, unidades de saúde funcionando, abastecimento de água segue normal.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Ascurra registra pontos de alagamentos e aulas são suspensas nesta quarta
Rio do Sul registra transtornos por conta da chuva e abre abrigos