InícioAlto ValeComportas da Barragem Norte, de José Boiteux, não serão fechadas

Comportas da Barragem Norte, de José Boiteux, não serão fechadas

O Prefeito de José Boiteux, Adair Antonio Stollmeier, o Pico, informou que mantém contato com a Defesa Civil de Santa Catarina e que não há nenhuma informação oficial no sentido de fechar as comportas da Barragem Norte, que está sem funcionamento desde 2014.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

“A Barragem Norte segue com comportas abertas e sem nenhuma movimentação no sentido de fechar. Nível continua o mesmo de ontem. Chove moderado no local”, disse o prefeito.

Para Blumenau, a barragem de José Boiteux pode impactar em até 2 metros o nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau.

Histórico

De acordo com a Defesa Civil do Estado, a Barragem Norte, de José Boiteux, é a maior barragem de contenção de cheias do Estado, com o volume de 357 milhões de metros cúbicos. No entorno, devido à falta de diálogo e de Estudo de Impacto Ambiental na época de construção, surgiu uma relação conflituosa com as comunidades Indígenas da localidade.

Ainda de acordo com o órgão, em 2014, a estrutura foi invadida pela comunidade, impossibilitando a operação, manutenção e segurança da barragem. Foram danificados praticamente todos os componentes hidráulicos, elétricos e mecânicos da barragem e, desde então, a barragem está sem funcionamento.

Outras barragens

Por volta de 11h deste sábado (7), a Barragem Sul, de Ituporanga, estava com 59,77$ de ocupação e com quatro comportas fechadas e uma aberta. Já a Barragem Oeste, de Taió, estava com 74,82% de ocupação e as sete comportas fechadas.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Acompanhe, em tempo real, o nível do Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul

Sobe para 71 cidades com ocorrências causadas pelas chuvas; saiba como está a situação no Estado

Chuva em SC: Nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau volta a subir

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com