Itajaí começou uma força-tarefa de limpeza e recuperação dos locais afetados pelas inundações da última semana. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Obras, contou com cerca de 50 pessoas, dentre elas, mais de 40 servidores públicos e seis voluntários.
A atividade começou pelas ruas e bairros mais afetados, como a parte baixa do Cordeiros, loteamentos Jardim Esperança, Progresso e Bertoldo Michels, parte da Murta, no Jardim Beira-Rio 01 e 02, e também atuou no Santa Regina.
• Clique aqui para entrar no nosso grupo de notícias do WhatsApp
Foram realizadas cerca de 80 viagens com os caminhões repletos de colchões, partes de guarda-roupa, sofás, móveis, entre outros materiais colocados para descarte devido às fortes chuvas.
Ainda de acordo com a prefeitura, o rio Itajaí-Açu está com 6,59 metros em Blumenau e o rio Itajaí-Mirim, em Brusque, chegou a 2,16 na última medição. Os rios da cidade também baixaram bastante seu nível e dos 10 pontos monitorados apenas dois estão em estado de atenção.
A tendência é que não ocorram novas inundações na cidade devido à normalização dos níveis dos rios e melhora nas condições climáticas. Durante a madrugada e manhã deste domingo não houve registro de novos alagamentos de ruas, nem de ocorrências no Sistema de Comando de Operações (SCO).
Leia mais notícias de Blumenau e região
Mulher que morreu durante a enchente em Rio do Sul é identificada
Defesa Civil de Rio do Sul reduz cota de inundação para 11 metros