A Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina confirmou que o Estado tem 26.509 desabrigados. Atualmente são 184 abrigos ativos atendendo as famílias que, após as chuvas, poderão voltar para suas casas. Desde o dia 3 de outubro o Corpo de Bombeiros Militar atendeu 1.879 ocorrências ligadas as chuvas em 151 municípios.
A cidade de Taió, no Alto Vale, decretou calamidade pública. Além dela, 133 municípios estão em situação de emergência. Foram contabilizados registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões do Estado.
• Clique aqui para entrar no nosso grupo de notícias do WhatsApp
A madrugada desta terça-feira (17) foi marcada ainda por temporais em Santa Catarina, especialmente em áreas do Grande Oeste. Nas últimas horas foram registradas chuva forte, raios, rajadas de vento severas (126 km/h em Alpestre e 100 km/h em Chapecó) e queda de granizo. Nas demais áreas, chuvas de fraca a moderada intensidade continuam sendo observadas nesta manhã.
Nas próximas horas, segundo a Defesa Civil do Estado, permanece o risco elevado para temporais no Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte. Essa condição, no entanto, também se estende para outras áreas do centro/leste e norte do estado. O risco é alto para ocorrências associadas às condições meteorológicas, especialmente nessas regiões.
Equipes das prefeituras com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com o apoio de estruturas federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal prestam atendimentos aos afetados.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Defesa Civil de SC alerta para temporais com chuva intensa e volumosa entre segunda e terça-feira
Mutirão de castração gratuita de animais em Blumenau segue até quarta-feira
Paratleta de Blumenau é convocado para os Jogos Parapan-Americanos